quinta-feira , 15 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Poconé registrou o segundo maior tremor de terra do Brasil em 2025

KARINE ARRUDA

DO REPÓRTERMT

O município de Poconé (a 105 km de Cuiabá), no interior de Mato Grosso, registrou o segundo maior tremor de terra do Brasil em 2025. De acordo com dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), a cidade mato-grossense foi atingida por um terremoto de 4,4 na Escala Richter, ficando atrás apenas de Rorainópolis (RR).

Conforme noticiado à época pelo , moradores de Poconé sentiram o tremor e se assustaram com o barulho. Segundo informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o abalo ocorreu por volta das 9h14 do dia 1º de março de 2025. Inicialmente, os dados captados pela Rede Sismográfica apontavam magnitude de 4,5.

Leia mais – Poconé registra terremoto e assusta moradores: “Fez um barulho tipo trovão e tremeu tudo”

No entanto, em publicação nas redes sociais, a RSBR confirmou que o tremor registrado em Poconé foi de 4,4, mantendo o município na segunda posição do ranking nacional. Rorainópolis (RR) aparece em primeiro lugar, com um terremoto de 4,5 de magnitude registrado em 29 de junho.

Na sequência, atrás de Poconé, está o município de Parauapebas (PA), que registrou três sismos em um intervalo de três meses: o primeiro de 4,3, em 3 de abril; o segundo de 4,2, em 9 de julho; e o terceiro de 4,0, no dia seguinte, 10 de julho.

RSBR

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é responsável pelo monitoramento da sismicidade em todo o território nacional, fornecendo dados para a compreensão da atividade sísmica e da estrutura interna da Terra. A rede é composta por quatro instituições nacionais com ampla experiência em sismologia: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Observatório Nacional.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão


fonte

Verifique também

Ônibus com 26 passageiros sai da pista e tomba na BR-163; nove ficam feridos

Reprodução Apesar do acidente, não houve obstrução da pista e o tráfego segue normalizado no trecho. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *