KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT
O município de Poconé (a 105 km de Cuiabá), no interior de Mato Grosso, registrou o segundo maior tremor de terra do Brasil em 2025. De acordo com dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), a cidade mato-grossense foi atingida por um terremoto de 4,4 na Escala Richter, ficando atrás apenas de Rorainópolis (RR).
Conforme noticiado à época pelo 
No entanto, em publicação nas redes sociais, a RSBR confirmou que o tremor registrado em Poconé foi de 4,4, mantendo o município na segunda posição do ranking nacional. Rorainópolis (RR) aparece em primeiro lugar, com um terremoto de 4,5 de magnitude registrado em 29 de junho.
Na sequência, atrás de Poconé, está o município de Parauapebas (PA), que registrou três sismos em um intervalo de três meses: o primeiro de 4,3, em 3 de abril; o segundo de 4,2, em 9 de julho; e o terceiro de 4,0, no dia seguinte, 10 de julho.
RSBR
A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é responsável pelo monitoramento da sismicidade em todo o território nacional, fornecendo dados para a compreensão da atividade sísmica e da estrutura interna da Terra. A rede é composta por quatro instituições nacionais com ampla experiência em sismologia: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Observatório Nacional.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
