quinta-feira , 15 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Tarcísio critica esquerda e diz que Brasil falhou em liderar transição na Venezuela






O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), classificou como um erro a crítica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à captura de Nicolás Maduro durante a invasão dos Estados Unidos à Venezuela. Para Tarcísio, o Brasil também falhou ao não ter liderado um processo de transição para a democracia no país fronteiriço. A declaração ocorreu em entrevista ao Estadão no último sábado (3).

“O Brasil, que é a maior economia e que responde pelo maior território da América do Sul poderia ter ajudado a Venezuela a construir um processo de transição para a democracia, mas nunca fez isso, nunca cumpriu esse papel”, destacou. “Podemos criticar os meios que foram usados agora, a legitimidade ou não, mas o fato é que algo precisava ser feito e foi feito”.

Ao veículo, o governador defendeu que o Brasil seja “pragmático” em relação ao reconhecimento da operação promovida por Donald Trump e reconheça o novo governo venezuelano, quando ele for estabelecido.

Continua depois da publicidade

Tarcísio foi categórico ao afirmar que o ataque dos Estados Unidos à Venezuela representa o encerramento de um “ciclo ruim” na história do país e representa a chance de uma reconstrução política e econômica.

“A gente viu tudo que deu errado ao longo dos anos da Venezuela, assistimos ao longo dos anos as instituições se deteriorando e hoje é um renascimento. Hoje, talvez, a Venezuela possa se encontrar com a esperança, com um novo ciclo de prosperidade”, disse Tarcísio ao jornal.

Em vídeo publicado também no sábado (3), o governador de São Paulo destacou que uma ditadura “não cai da noite para o dia” e classificou a prisão de Maduro como um marco simbólico no combate ao narcotráfico e a corrupção.

Tarcísio também afirmou que a manutenção do regime chavista só foi possível por apoio externo, com conivência e omissões de figuras políticas como a de Lula, a quem não citou, mas exibiu uma imagem durante o vídeo.

No trecho final do vídeo, o governador associou o episódio vivido pela Venezuela ao cenário político brasileiro, destacando que o país agora “está vencendo a esquerda, e no fim do ano o Brasil também vence”.

Críticas ao governador

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais do governo, Gleisi Hoffmann (PT), usou as redes sociais para chamar Tarcísio de cínico após o governador comentar sobre o papel do Brasil na situação atual da Venezuela.

Continua depois da publicidade

“Tarcísio de Freitas, que vestiu o boné do Trump, comemorou o tarifaço que ele impôs contra o Brasil, apoiou a traição de Eduardo Bolsonaro à pátria, defendeu a anistia aos golpistas condenados, agora tem o desplante de responsabilizar Lula pela invasão dos EUA à Venezuela. É muito cinismo para um bolsonarista só”, criticou em publicação na rede X.


fonte

Verifique também

Senadores protocolam pedido de impeachment contra Toffoli por condução do Caso Master

Os senadores Magno Malta (PL-ES), Damares Alves (Republicanos-DF) e Eduardo Girão (Novo-CE) protocolaram nesta quarta-feira, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *