quinta-feira , 15 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Mauro Mendes lidera com folga disputa ao Senado; Janaina Riva aparece em segundo

GUSTAVO CASTRO

DO REPÓRTERMT

O levantamento realizado pelo IPCM Pesquisas e divulgado nessa segunda-feira (22) revela que o atual governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), é o nome mais forte na corrida pelas duas vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026. Se a eleição fosse hoje, o chefe do Executivo estadual estaria isolado na primeira posição.

Na modalidade estimulada, quando é apresentada uma lista aos entrevistados, Mauro lidera com 32% das intenções de voto. A deputada estadual Janaina Riva aparece consolidada na segunda colocação com 20%. Em um segundo bloco, aparecem o senador Carlos Fávaro (PSD), que deve tentar a reeleição, com 6,5%, o deputado federal José Medeiros (PL) com 6% e o senador Jayme Campos (União) com 5,5%. O ex-deputado Victório Galli registra 1,5%. Brancos e nulos somam 9,5% e os indecisos são 19%.

Quando o eleitor é questionado sobre sua segunda opção de voto para o Senado (já que em 2026 serão duas vagas), o governador continua sendo o mais citado com 16,3%, seguido por Janaina com 14,7%. Carlos Fávaro (8,3%), José Medeiros (7,3%) e Jayme Campos (6,8%) também pontuam como alternativas viáveis para a segunda vaga.

Na modalidade espontânea, onde não há apresentação de nomes, o cenário ainda é de muita indefinição. Os eleitores indecisos somam 57%. Entre os nomes lembrados voluntariamente, Janaina Riva aparece com 10,5%, seguida por Mauro Mendes com 8,2% e Jayme Campos com 5,1%. Outros nomes como José Medeiros (2,1%) e Carlos Fávaro (1,5%) também foram citados.

A pesquisa também avaliou a rejeição dos pré-candidatos ao Senado. Os índices são considerados baixos: Carlos Fávaro é o mais rejeitado, 9,1% dos eleitores, seguido por Mauro (8,3%), Jayme Campos (7,6%) e Janaina Riva (6,3%). A grande maioria (64,2%) afirmou não rejeitar nenhum dos nomes apresentados.

Pesquisa

O IPCM Pesquisas ouviu 1.200 pessoas entre os dias 17 e 20 de dezembro de 2025 em todo o estado. A margem de erro do levantamento é de 2,8 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Seguindo a legislação eleitoral para o período de pré-campanha (Resolução-TSE n.º 23.727/2024), o trabalho não foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral.


fonte

Verifique também

Justiça manda prender secretário de Dom Aquino que estuprou criança

Reprodução Ele foi condenado a uma pena de 10 anos e oito meses de reclusão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *