sexta-feira , 16 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump afirma que EUA começarão “muito em breve” a agir por terra contra traficantes da Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (27) que as forças americanas começarão “muito em breve” a realizar ações por terra contra traficantes de drogas da Venezuela.

“Vocês provavelmente já perceberam que as pessoas não querem mais fazer entregas [de drogas] por via marítima, e nós também começaremos a impedi-las por terra. Por terra é mais fácil, mas isso vai começar muito em breve”, disse Trump em conversa virtual com membros das Forças Armadas dos EUA, segundo informações da agência Reuters.

“Nós os avisamos [Venezuela] para pararem de enviar veneno para o nosso país”, acrescentou o presidente americano, que disse que as ações por terra ocorrerão após a avaliação de que a operação militar em águas internacionais contra o narcotráfico na América Latina foi bem-sucedida.

No início de setembro, Washington iniciou uma operação militar no Mar do Caribe e no Oceano Pacífico, que já resultou em 21 ataques a 22 embarcações (com 83 mortes) supostamente ligadas ao tráfico de drogas.

Na segunda-feira (24), entrou em vigor uma medida do Departamento de Estado americano que designa o venezuelano Cartel de Los Soles como uma organização terrorista estrangeira.

Os Estados Unidos alegam que o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, seria o líder do cartel, e no fim de semana a Reuters publicou uma reportagem na qual quatro autoridades americanas, que não quiseram ter seus nomes publicados na matéria, disseram que Washington vai iniciar uma nova fase de operações relacionadas à Venezuela nos próximos dias.

Duas dessas fontes disseram que operações secretas provavelmente serão a primeira parte da nova ação. As autoridades americanas também disseram à Reuters que as opções em análise incluem tentativas de derrubar Maduro.

fonte

Verifique também

Ditadora interina sinaliza abertura aos EUA e propõe reforma para atrair investimentos à Venezuela

A ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, sinalizou nesta quinta-feira (15) abertura diplomática aos EUA, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *