O X, rede social do empresário americano Elon Musk, criticou nesta sexta-feira (21) decisões da Justiça brasileira que determinaram a remoção de posts na plataforma – um deles do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) – que chamavam o Partido dos Trabalhadores (PT) de “Partido dos Traficantes”.
“No Brasil, uma tendência preocupante se consolidou: sempre que políticos se deparam com conteúdos na internet que não gostam—seja crítica, memes satíricos ou até jogos de palavras—, recorrem imediatamente ao Judiciário para exigir a remoção”, afirmou o X, por meio da sua conta de Assuntos Governamentais Globais na plataforma.
Ao citar o exemplo dos posts sobre “Partido dos Traficantes”, a rede social apontou que juízes da 2ª e da 5ª Varas Cíveis de Brasília classificaram tais postagens como “acusação criminal infundada”.
“O X explicou que o termo era um trocadilho crítico, uma estratégia comumente usada por ambos os lados. Nesse caso, o trocadilho viralizou depois que o presidente Lula afirmou: ‘Os traficantes também são vítimas dos usuários’, declaração que o próprio presidente posteriormente retratou”, acrescentou o X, em referência a um comentário feito por Lula em viagem à Indonésia, em outubro.
“As decisões judiciais ignoraram completamente esse contexto essencial, tratando exagero e ironia como acusações literais. A liberdade de expressão é essencial para a democracia, mesmo quando incomoda. O X é a única plataforma em que todas as perspectivas têm espaço justo na conversa global”, afirmou a plataforma, que alegou que recorrer à Justiça para remover esse tipo de posts “não é uma defesa legítima contra calúnia; trata-se de censura pura e simples”.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.