sábado , 22 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Poderia ter sido em qualquer lugar da Terra, diz ministro sobre incêndio na COP30

Participantes da COP 30 tiveram que evacuar a Blue Zone (Zona Azul), onde ocorrem as negociações, por causa de um incêndio. O foco do fogo teria sido no Pavilhão da Índia, segundo o governo do Pará, que fica próximo do Pavilhão do Brasil. Ainda segundo o governo estadual, o princípio de incêndio já foi controlado.

A energia elétrica foi cortada em uma parte da estrutura da COP. Ainda não se sabe a razão do incêndio. É possível que tenha sido um curto-circuito num estande ou em algum gerador, segundo a GloboNews.

Foi possível ver fotos de chamas indo até o teto. Como parte da estrutura do pavilhão é inflamável, o fogo correu rapidamente.

Continua depois da publicidade

Os seguranças da ONU fizeram um cordão de isolamento para evitar que as pessoas voltem ao interior do pavilhão.

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, não há feridos. Ele estava na Blue Zone na hora do incêndio.

— Esse princípio de incêndio poderia ter sido em qualquer lugar do planeta Terra — disse.

A organização da COP30 informou que o incêndio “está controlado e não deixou feridos”. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, segundo a nota.

Muitas pessoas foram removidas em cadeiras de rodas. Não se sabe se porque inalaram fumaça ou se por dificuldade de locomoção.

Sabino disse que a estrutura da COP foi montada com material antichamas. No entanto, a estrutura da conferência foi criticada pela ONU em carta ao governo brasileiro na semana passada. Na ocasião, goteiras e alta de ventilação adequada foram alvo das críticas.

Continua depois da publicidade

Em nota, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima disse que “o chefe do país anfitrião ordenou a evacuação de todo o local” e que “realizará verificações de segurança completas e deverá fornecer uma atualização às 16h”.

A ONU disse ainda que as instalações, a partir de agora, “estão sob a autoridade do país anfitrião e não são mais consideradas uma Zona Azul”.

Várias pessoas aguardam fora dos pavilhões. A evacuação da Zona Azul foi concluída e lacrada. Na Zona Verde, onde são realizadas as atividades civis, a remoção das pessoas continua.

Continua depois da publicidade

Segundo Claudio Angelo, do Observatório do Clima, o fogo atingiu uma área distante das salas de negociações, e é possível que as conversas diplomáticas sejam retomadas mais tarde. Não se sabe, porém, se a conferência será atrasada. O último dia seria amanhã, na sexta-feira.

De acordo com Angelo, incêndio é algo inédito em uma COP.

— Nunca houve em 30 anos de Convenção do Clima uma Zona Azul pegando fogo. A relação da ONU com a Casa Civil não poderia ficar pior do que já está — disse.

fonte

Verifique também

Moraes ordena prisão de Alexandre Ramagem após suspeita de fuga, diz TV

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, nesta sexta-feira (21) determinou a prisão do deputado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *