quarta-feira , 19 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Quem é Alessandro Vieira, relator do PL Antifacção no Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), indicou, na terça-feira (18), o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) para ser o relator do projeto de lei Antifacção, que busca estabelecer um marco legal para o combate ao crime organizado em todos os distritos federativos.

Em sua escolha, Alcolumbre destacou a capacidade de Vieira para ocupar o a relatoria. “O senador tem uma longa carreira jurídica e na polícia judiciária do estado de Sergipe. Tem uma experiência grande como profissão, mas agora também como legislador e senador. Também tem na sua agenda pessoal a proteção aos brasileiros contra o crime organizado.

Caberá a Vieira analisar no Senado o texto que endurece penas e cria tipos penais específicos para crimes cometidos por integrantes de facções. O projeto, relatado na Câmara pelo deputado e ex-secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite (PP-SP), foi aprovado na 6ª versão em ampla maioria na Câmara, com 370 votos a favor e 110 contrários, após uma extensa discussão na Casa Legislativa.

Continua depois da publicidade

A aprovação do texto na Câmara é vista como uma derrota para o governo federal, que tentou adiar a votação e tirar Derrite do cargo de relator. Na prática, ao mesmo tempo que endurece penas, o projeto esvazia o poder de atuação da Polícia Federal ao retirar recursos financeiros de três fundos que atualmente financiam o combate ao crime.

Embora a aprovação do texto na Câmara seja considerado uma derrota para o governo, a escolha de Vieira para a relatoria no Senado é vista como um respiro na pauta. O senador atualmente relata a CPI do Combate ao Crime Organizado e é visto como uma figura que adota postura independente de governistas e oposição em sua atuação.

A trajetória de Alessandro Vieira

Nascido no Rio Grande do Sul, Alessandro Vieira mudou-se com a filha para Aracaju, em Sergipe, ainda na infância. Eleito senador em 2018 pelo estado, Alessandro Vieira é formado em direito e já atuou como delegado de polícia por 17 anos antes de iniciar a carreira política.

Em 2016, foi nomeado pelo então governador Jackson Barreto (MDB) para comandar a Polícia Civil no estado, mas foi exonerado do cargo no ano seguinte após iniciar um processo de prisões de grandes nomes investigados por corrupção.

No ano seguinte, Vieira se candidatou a senador pela Rede Sustentabilidade e foi eleito como a candidatura mais votada no cargo para o estado. No mesmo ano, o senador migrou de partido para o Cidadania após discordar da posição da Rede no segundo turno e apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro (PL).

Quatro anos depois, saiu do Cidadania e migrou ao PSDB para tentar disputar o governo de Sergipe, amargando em terceiro lugar com 10,88% dos votos válidos em 2022. Em 2023, se filiou ao MDB para dar continuidade ao mandato de senador.

Continua depois da publicidade

fonte

Verifique também

Senado aprova voto de censura contra chanceler alemão

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira, 18, um requerimento do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *