terça-feira , 18 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Após fala depreciativa de Merz, ministro alemão elogia Brasil e tenta conter desgaste

O ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Carsten Schneider, publicou nesta segunda-feira (17) uma mensagem nas redes sociais elogiando o Brasil e lamentando não poder permanecer no país após a COP30, realizada em Belém.

A manifestação ocorreu no mesmo dia em que repercutiram declarações do chanceler alemão, Friedrich Merz, que fez comparações depreciativas entre Brasil e Alemanha durante um evento no país europeu.

Merz havia dito, em discurso no Congresso Alemão do Comércio, que jornalistas que o acompanharam na COP estavam “felizes por ir embora” e que nenhum deles manifestou vontade de permanecer em Belém. O comentário, feito na Alemanha após seu retorno, gerou forte reação no Brasil.

Continua depois da publicidade

Horas depois da repercussão das falas, Schneider publicou uma foto pescando na região amazônica e escreveu, em português, que o Brasil é “um país maravilhoso, com um povo acolhedor e bom anfitrião”.

Ele afirmou ainda que gostaria de permanecer mais tempo no país após a conferência. A revista Stern classificou a postagem como um gesto para “acalmar os ânimos no Brasil”.

Segundo a publicação alemã, Schneider também elogiou Belém em discurso no fim de semana, descrevendo a cidade como “magnífica” e com “grande comprometimento das pessoas”, embora tenha mencionado desigualdades e pobreza ainda visíveis.

Reação de autoridades brasileiras

As falas de Merz motivaram respostas de autoridades no Brasil. O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), afirmou que o comentário do chanceler foi “arrogante e preconceituoso”.

O governador Helder Barbalho (MDB) também criticou o discurso, destacando que países responsáveis por parte das emissões globais agora estranham “o calor da Amazônia”.

O discurso completo de Merz foi transcrito e divulgado pelo governo alemão e pelo Congresso Alemão do Comércio. Segundo a emissora Deutsche Welle, Merz buscava reforçar a importância do ambiente econômico da Alemanha e defender regras mais rígidas de imigração e cortes de gastos sociais.

Continua depois da publicidade

Apoio ao fundo florestal brasileiro

Durante sua participação na COP30, Merz também se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e anunciou que a Alemanha contribuirá com o Tropical Forests Forever Fund (TFFF), fundo criado pelo Brasil para financiar ações de combate às mudanças climáticas. O valor ainda não foi divulgado. O governo brasileiro projeta que o fundo possa alcançar até US$ 125 bilhões no longo prazo.

fonte

Verifique também

Eduardo Bolsonaro diz ser ‘motivo de orgulho’ virar réu em ação no STF

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta segunda-feira, 17, pelas redes sociais, que se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *