O regime comunista da China ameaçou neste fim de semana o governo do Japão com medidas de retaliação econômica e diplomática, após declarações da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre a possibilidade de Tóquio reagir militarmente a um eventual ataque chinês contra Taiwan.
O alerta mais explícito partiu da conta Yuyuantantian, um perfil no X associado à radiodifusão estatal chinesa e frequentemente utilizado para sinalizar mensagens alinhadas ao regime, segundo a Bloomberg News. Neste fim de semana, a conta publicou um comentário afirmando que Pequim “fez preparativos completos para represálias substantivas” contra o Japão. O texto sugeriu possíveis sanções econômicas, suspensão de laços diplomáticos e militares e restrições comerciais como resposta às declarações da primeira-ministra Sanae Takaichi.
Horas depois, o jornal estatal People’s Liberation Army Daily, porta-voz das Forças Armadas chinesas, endossou o endurecimento comunista. Em comentário de um acadêmico ligado ao Estado, o veículo afirmou que, caso o Japão se envolvesse militarmente no Estreito de Taiwan, “todo o país correria o risco de se tornar um campo de batalha”.
Ainda neste final de semana, o Ministério das Relações Exteriores da China emitiu um alerta oficial para que cidadãos chineses evitem viajar ao Japão, alegando “riscos adicionais à segurança” provocados pelas declarações de Takaichi. Segundo a emissora estatal chinesa CCTV, as companhias aéreas foram orientadas a permitir reembolsos e remarcações gratuitas para quem já havia comprado passagens.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.