segunda-feira , 17 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Eleições: Tarcísio tem base diversa e tem simpatia de eleitores de Lula, diz jornal

O atual governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), cotado para a disputa pela presidência em 2026, deve atrair um eleitorado bem similar ao de Jair Bolsonaro (PL), mas com uma grande diferença: ele tem uma base diversa de eleitores, que incluem até pessoas que votaram no atual presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições de 2022. A informação é de um recorte da pesquisa “A Cara da Democracia”, solicitada pelo Estadão.

Para se ter uma ideia da base: dos brasileiros que responderam na pesquisa que “gostam ou gostam muito” do governador de São Paulo, 65% dizem ter votado no Bolsonaro no segundo turno em 2022 e 22% em Lula. Tem uma fatia de 11% que afirmam que não votaram ou anularam, e outra de 2% que não souberam responder.

Dessa maneira, a pesquisa indica que a base de Tarcisío é ralmente mais mista, formada por diferentes tipos de eleitores – o que pode vir a ser uma vantagem em uma eventual corrida presidencial em 2026.

Continua depois da publicidade

Esse recorte, feito de forma exclusiva para o Estadão, conta com 2,5 mil entrevistas presenciais entre os dias 17 e 26 de outubro e tem margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Outro dado da pesquisa mostra que Tarcísio sofre menos resistência do que Bolsonaro entre as pessoas que avaliam o governo Lula de maneira positiva. Dos eleitores que avaliam a gestão atual do governo como “ótima”, 64% dizem não gostar ou gostar pouco de Tarcísio – enquanto 89% afirmam o mesmo sobre Bolsonaro.

Ainda tem uma fatia de 15% desse grupo que está satisfeito com o governo Lula, que afirma ter uma opinião neutra sobre o governador. Ou seja, é um grupo que pode mexer os ponteiros dos resultados no ano que vem – já que pode ficar entre quem gosta do Tarcísio ou não.

Mas também há desafios para o governador de SP em uma suposta disputa nas urnas já que ele não é unanimidade entre eleitores de Bolsonaro. Do grupo de pessoas que afirma gostar do ex-presidente, cerca de 25% diz não gostar ou gostar pouco de Tarcísio e 21% têm visão neutra sobre ele.

Tarcísio estará na disputa?

Recentemente, Tarcísio voltou a flertar com a disputa presidencial ao afirmar que pretende apresentar um “projeto para o Brasil” nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante o Fórum de Investimentos Bradesco Asset, em São Paulo.

Sem assumir oficialmente a condição de pré-candidato, Tarcísio afirmou que a eleição exigirá uma equipe “apaixonada pelo Brasil” e minimizou a importância do nome que irá liderar essa agenda.

fonte

Verifique também

Auxiliares tentam fazer Lula seguir script após declarações repercutirem mal; entenda

Com sua trajetória política marcada pelos discursos em tom emocional, muitas vezes espontâneos, o presidente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *