O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (14) que já tomou uma decisão sobre uma possível ação militar americana na Venezuela, mas não quis revelar.
“Já me decidi, não posso dizer o que será”, disse Trump após ser questionado por jornalistas.
“Avançamos muito com a Venezuela em termos de frear a entrada significativa de drogas”, acrescentou o republicano, em alusão aos ataques contra lanchas no Mar do Caribe que, segundo a Casa Branca, eram usadas por narcotraficantes.
As breves palavras do presidente americano foram dadas enquanto ele caminhava rumo ao avião presidencial que decolou de Washington com destino à Flórida, onde passará este final de semana.
A mobilização militar inédita dos EUA no Caribe responde, segundo o governo americano, à necessidade de combater o narcotráfico que tem origem na Venezuela e é levado aos Estados Unidos por via marítima, orquestrado por cartéis que ele designou como organizações terroristas e aos quais vincula o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Uma hora antes da declaração na Casa Branca, o jornal “The Washington Post” revelou que Trump havia se reunido nesta sexta-feira com o secretário de Guerra, Pete Hegseth, e outras autoridades do Pentágono para discutir “várias opções” colocadas sobre a mesa sobre a estratégia militar em relação à Venezuela.
O jornal citou um funcionário do governo que pediu anonimato e afirmou que as forças mobilizadas no Caribe estavam esperando ordens para atacar e responder a novas operações.
O mesmo funcionário disse que Trump é “muito bom para manter a ambiguidade estratégica, e algo que faz muito bem é não ditar, nem transmitir aos nossos adversários o que quer fazer a seguir”.
Além disso, o Comando Sul postou no X um novo vídeo de outra embarcação no Caribe sendo atacada, com quatro supostos narcotraficantes a bordo, que foram “assassinados”, segunda a publicação.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.