A Corte de Apelação de Roma marcou para 27 de novembro a audiência que vai decidir se a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) será extraditada ao Brasil.
A sessão ocorrerá às 13h no horário local (9h em Brasília) e contará com manifestações do Ministério Público italiano, do representante do governo brasileiro, da defesa e da própria parlamentar, que poderá falar aos juízes. A informação foi confirmada pela Folha de S. Paulo.
Zambelli está detida desde 29 de julho, quando foi presa na capital italiana após cruzar a fronteira brasileira rumo à Argentina e, em seguida, seguir viagem à Europa.
Continua depois da publicidade
A decisão da Corte deve ser divulgada nos dias posteriores à audiência, mas o desfecho final dependerá do Ministério da Justiça da Itália, responsável por validar ou não a extradição.
O Ministério Público italiano já deu parecer favorável ao envio da deputada ao Brasil, atendendo ao pedido formal do governo brasileiro. O processo extraditório tem como base a condenação definitiva da parlamentar pelo STF, que confirmou pena de 5 anos e 3 meses de prisão por perseguição armada contra um apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, na véspera do segundo turno.
Essa é apenas uma das condenações da deputada: Zambelli também acumula pena de 10 anos por invasão dos sistemas do CNJ. Ambas as decisões já transitaram em julgado, condição que autoriza a execução das penas.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.