Um alto funcionário de uma subdivisão dedicada ao clima da Organização das Nações Unidas (ONU) exigiu das autoridades brasileiras um plano para melhorar a segurança, mitigar o calor e prevenir as inundações na COP 30, realizada em Belém (PA).
Secretário-executivo da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, Simon Stiell criticou a falha de segurança que permitiu que ativistas invadissem o local da conferência na terça. Segundo Stiell, a organização apresenta uma “série de vulnerabilidades” e o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria instruído a Polícia Federal (PF) a não intervir para dispersar manifestantes.
VEJA TAMBÉM:
“Isso representa uma grave violação da estrutura de segurança estabelecida” e levanta “sérias preocupações” sobre se o Brasil está cumprindo suas obrigações de segurança como anfitrião oficial e presidente da COP 30”, declarou o executivo, segundo informações da agência Bloomberg.
O funcionário da ONU ainda criticou a falta de ar-condicionado, as filas excessivas para alimentação e outras precariedades. Stiell também mencionou o efetivo de segurança insuficiente.
A carta foi encaminhada ao ministro da Casa Civil, Rui Costa. O governo informou que “todas as solicitações da ONU foram atendidas” na organização da COP 30.
A invasão por elementos de partido de esquerda, indígenas e representantes de ONGs marcou a terça-feira na COP 30. Além de gritos contra a exploração de petróleo, os manifestantes entoaram palavras de ordem contra o governo Lula por promover a perfuração na margem equatorial do Rio Amazonas. Era possível ver símbolos de partidos de esquerda, como o PSOL, nas bandeiras.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.

