quinta-feira , 13 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Mundo em foco: EUA enviam porta-aviões e Venezuela se prepara para um possível conflito

O cenário internacional é marcado pela projeção de força dos EUA na América Latina, com o envio de seu maior porta-aviões à região em meio a tensões com a Venezuela, que se prepara para um possível conflito. Paralelamente, a América Latina vê um endurecimento nas políticas de segurança, com o Equador adotando um modelo prisional inspirado em El Salvador, enquanto a Europa reavalia suas próprias estratégias, discutindo a criação de uma agência de inteligência continental e revendo pactos de informação.

EUA: Tarifas, diplomacia e projeção de força

O presidente dos EUA, Donald Trump, quer baixar tarifas do café e alerta para perdas de US$ 3 trilhões se a Justiça derrubar suas taxas. O governador da Califórnia criticou os impactos ao Brasil. No campo militar, os EUA também enviaram seu maior porta-aviões à América Latina. A Rússia critica a diplomacia americana com Nigéria e Venezuela. Em contraste, a Bolívia busca se reaproximar dos EUA, distanciando-se de Cuba, Venezuela e Nicarágua. Em meio às tensões, o regime da Venezuela se prepara para um possível conflito com os Estados Unidos.

Segurança e economia na América Latina

O Equador abriu uma prisão de isolamento inspirada no modelo de El Salvador. A operação policial no Rio de Janeiro virou tema no debate presidencial chileno. Na economia, o presidente argentino Javier Milei planeja transformar o país em uma potência na produção de cobre. A Venezuela, por sua vez, classifica sua economia como “imperturbável”, apesar da alta inflação e da queda do PIB.

Europa debate novas estratégias de segurança

A União Europeia avalia criar uma agência de inteligência própria, o que gera receios sobre concentração de poder entre diplomatas. Na França, autoridades investigam um drone que sobrevoou ilegalmente uma fábrica estratégica de explosivos. O Reino Unido também reavaliou parcerias e interrompeu o compartilhamento de informações com os EUA após ataques no Caribe.

Conteúdo gerado por inteligência artificial com base em material da Gazeta do Povo, e submetido a revisão factual. Por se tratar de uma tecnologia experimental, podem ocorrer imprecisões. Relate qualquer erro para: [lab@gazetadopovo.com.br].

fonte

Verifique também

Ex-presidente do Peru, cuja esposa recebeu asilo de Lula, será investigado por crimes contra a humanidade

O ex-presidente do Peru Ollanta Humala será investigado por crimes de lesa-humanidade cometidos em 1992, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *