quarta-feira , 12 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump diz que faltam pessoas com “certos talentos” nos EUA e defende vistos H-1B

Em entrevista à Fox News na terça-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o país tem carência de “certos talentos” em mão de obra qualificada e defendeu os vistos H-1B, um documento temporário para estrangeiros trabalharem em áreas que exigem conhecimento teórico ou técnico avançado, como nas áreas de tecnologia, engenharia e medicina.

Ao ser questionado pela âncora Laura Ingraham sobre a possível redução de emissões de vistos H-1B, para que salários de trabalhadores americanos não sejam reduzidos, Trump disse que concordava, mas que “também é preciso atrair talentos” de outros países.

A apresentadora da Fox News afirmou que há “muitas pessoas talentosas” nos Estados Unidos, ao que Trump respondeu: “Não, não temos… não temos certos talentos, e as pessoas precisam aprender. Não dá para tirar pessoas [trabalhadores americanos] da fila do desemprego e dizer: ‘Vou colocá-las em uma fábrica onde vamos produzir mísseis’”.

Na entrevista, Trump voltou a criticar uma operação realizada em setembro por agentes federais contra a imigração ilegal numa fábrica da montadora sul-coreana Hyundai em Ellabell, no estado da Geórgia, na qual centenas de pessoas foram presas.

“Na Geórgia, eles fizeram uma operação porque queriam expulsar imigrantes ilegais, havia ali pessoas da Coreia do Sul que trabalharam a vida toda fabricando baterias”, disse Trump.

“Sabe, fabricar baterias é muito complicado. Não é fácil. É muito perigoso, há muitas explosões, muitos problemas. Havia ali umas 500 ou 600 pessoas, em fases iniciais, para fabricar baterias e ensinar as pessoas a fazer isso. Bom, eles queriam que essas pessoas saíssem do país. Nós vamos precisar disso [trabalhadores estrangeiros qualificados], Laura”, afirmou o presidente americano.

As afirmações de Trump entram em contradição com uma norma assinada em setembro pelo presidente que impôs o pagamento de uma taxa de US$ 100 mil para solicitações para o programa de vistos H-1B.

O argumento da gestão Trump foi que a medida é necessária para conter o uso excessivo desses vistos, que prejudicaria a contratação de trabalhadores americanos.

“A ideia é que as grandes empresas tecnológicas e outras grandes companhias parem de capacitar trabalhadores estrangeiros”, disse o secretário de Comércio, Howard Lutnick, na ocasião. “Se forem capacitar alguém, que seja um recém-graduado de uma das melhores universidades de nosso país. Que capacitem americanos.”

fonte

Verifique também

Política em foco: PL antifacção de Derrite gera crise e alerta de ‘caos jurídico’ na PF

A semana política está sendo marcada pela crise em torno do projeto antifacção: o recuo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *