sábado , 17 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Ranking aponta Tarcísio como nome para unir a direita em 2026, dizem deputados e senadores

A maioria dos parlamentares do Congresso Nacional enxerga no governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de São Paulo, o nome mais preparado para liderar e unificar a direita nas eleições presidenciais de 2026 caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneça inelegível. O levantamento do Ranking dos Políticos divulgado nesta segunda (10) indica que o político é o favorito de deputados e senadores, embora a maior parte deles avalie que o campo conservador deve chegar dividido à disputa.

De acordo com a pesquisa, publicada pelo Estadão, 56,1% dos deputados e 55,6% dos senadores apontam Tarcísio como o candidato mais viável para unir a direita. Em segundo lugar aparece o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 15% das menções na Câmara e 11,1% no Senado.

Michelle Bolsonaro (PL) surge logo atrás, com 11,2% e 7,4%, respectivamente. Outros nomes lembrados foram os governadores Ronaldo Caiado (União), Romeu Zema (Novo) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), mas com índices bem menores.

O estudo ouviu 107 deputados de 20 partidos e 27 senadores de 12 legendas entre 21 e 31 de outubro, por meio de entrevistas presenciais e telefônicas. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%.

VEJA TAMBÉM:

Na avaliação do diretor de operações do Ranking dos Políticos, Luan Sperandio, o resultado confirma a consolidação de Tarcísio como principal liderança conservadora do momento, embora ainda sem o respaldo explícito de Bolsonaro.

“Ainda tem o fato de ele não contar com declarações públicas de seu padrinho político, Jair Bolsonaro, o que acaba facilitando a criação de várias candidaturas da direita em 2026 que buscam se viabilizar”, afirmou.

Entre os deputados, 48,6% consideram Tarcísio o principal nome do campo conservador, seguido por Eduardo Bolsonaro (15%), Michelle Bolsonaro (13,1%), Ratinho Júnior (9,3%) e Zema (3,7%). No Senado, o governador paulista também lidera, com 44,5%, à frente de Eduardo e Michelle, empatados em 14,8%.

Disputa fragmentada contra Lula

Apesar da vantagem de Tarcísio, 67,3% dos deputados e 63% dos senadores acreditam que a direita chegará fragmentada às urnas para disputar a tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apenas 29,9% e 22,2%, respectivamente, consideram possível uma união, ainda que em torno de alianças entre partidos distintos.

“Uma coisa é ter vários candidatos que contribuam na discussão, outra é se eventualmente enveredar a ataques entre eles, o que pode prejudicar e fazer com que o representante (da direita) chegue fragilizado a um segundo turno”, pontua Sperandio.

O levantamento também mostrou o crescimento da lembrança de Ratinho Jr., que não havia sido citado na edição de 2023, mas agora supera Zema e Caiado entre os preferidos do Congresso. Para Sperandio, o desempenho do paranaense indica o surgimento de uma nova geração de lideranças conservadoras no país.

“Não só o Ratinho, mas temos outros nomes jovens que vão estar no jogo nas próximas eleições e não necessariamente precisam se visibilizar no próximo ano. Certamente essa safra de governadores é uma nova geração na política que vamos ver nas próximas duas décadas”, completou.

fonte

Verifique também

Trump diz que não apoiou María Corina para liderar Venezuela porque temeu que país virasse o Iraque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (16) que não apoiou a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *