Luana Takahashi
DO UOL
O estudante Rafael Kessler Ferreira, 11, chocou os pais, professores e colegas ao criar uma fórmula matemática —algo que, normalmente, é feito por acadêmicos em nível de doutorado após muitos anos de estudo.
A “fórmula Kessler”, [(x²+x) + (y²+y)] – (y-x)², foi registrada em cartório neste ano e fez com que o garoto fosse homenageado com uma moção de louvor na Câmara Legislativa do Distrito Federal, onde mora com a família.
Na época da descoberta, Rafael treinava questões de provas passadas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) quando se deparou com uma que chamou sua atenção.
“Marcelo usa palitos para fazer quadriculados. Para fazer um quadriculado 1×1, ele usa 4 palitos; para fazer um quadriculado 2×2, ele usa 12 palitos, e assim por diante. Quantos palitos ele precisará para fazer um quadriculado 5×5?”, dizia o enunciado.
O menino percebeu que era possível contar manualmente e chegar ao resultado que a pergunta pedia, mas passou a pensar em cenários em que os números fossem maiores. Depois disso, o pai dele ainda o questionou sobre casos em que fossem retângulos em vez de quadrados.
Foi daí que ele desenvolveu uma fórmula que poderia ser aplicada para ambas as situações. Ela tem utilidade, por exemplo, para calcular quantos pisos e azulejos podem ser colocados em uma área.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
