segunda-feira , 10 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula diz que COP30 é momento de impor nova derrota a negacionistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, em discurso na abertura da conferência das Nações Unidas sobre o clima COP30, em Belém, que o evento realizado na região amazônica é momento de impor uma nova derrota aos negacionistas.

“Na era da desinformação, os obscurantistas rejeitam não só as evidências da ciência, mas também os progressos do multilateralismo. Eles controlam algoritmos, semeiam o ódio e espalham o medo. Atacam as instituições, a ciência e as universidades. É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas”, disse Lula.

Em sua fala, o presidente afirmou ainda que é mais barato mobilizar recursos para países em desenvolvimento combaterem as mudanças climáticas do que gastar em guerras.

Continua depois da publicidade

“Se os homens que fazem guerra estivessem aqui nesta COP eles iriam perceber que é muito mais barato colocar US$1,3 trilhão para a gente acabar com o problema climático do que colocar US$2,7 trilhões para fazer guerra como fizeram no ano passado”, afirmou.

O presidente disse que a comunidade internacional está no caminho certo para combater a emergência climática, mas que este trajeto está sendo percorrido na velocidade errada, fazendo também um apelo para que os países cumpram seus compromissos.

“Sem o Acordo de Paris, o mundo estaria fadado a um aquecimento catastrófico de quase 5ºC até o fim do século. Estamos andando na direção certa, mas na velocidade errada. No ritmo atual, ainda avançamos rumo a um aumento superior a 1,5ºC na temperatura global. Romper essa barreira é um risco que não podemos correr”, avaliou.

“Faço um apelo para que os países cumpram seus compromissos.”

Lula defendeu ainda a criação de um Conselho do Clima vinculado à Assembleia-Geral das Nações Unidas como “forma de dar a esse desafio a estatura política que ele merece”.

fonte

Verifique também

Boulos diz que 2026 será disputa por “quem paga a conta”, não por segurança pública

O ministro Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência, afirmou que a eleição presidencial de 2026 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *