quarta-feira , 5 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Com voto favorável de Mendonça, TSE aprova criação do partido do MBL

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (4) a criação do partido Missão, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL). A decisão foi por unanimidade. O relator do caso, ministro André Mendonça, apresentou parecer favorável a nova legenda. O futuro presidente do Missão, Renan Santos, comemorou a decisão nas redes sociais. “Vencemos”, disse no X.

Em nota enviada à Gazeta do Povo, Kim Kataguiri (União-SP) afirmou ter “muito orgulho” de ser o primeiro deputado federal da legenda. Ele agradeceu ao advogado da sigla e “a todos os militantes e coletores de assinaturas”. Além disso, Kataguiri afirmou que Santos será o candidato à presidência da República pelo Missão.

“Também registro meu agradecimento ao nosso candidato à Presidência da República, Renan Santos, amigo e companheiro de caminhada no MBL. Esse é só o começo do nosso projeto. No próximo ano, teremos candidatos à Presidência, aos governos estaduais, ao Senado e ao Congresso Nacional, para formar uma bancada do Partido Missão que eu espero liderar”, disse o deputado.

VEJA TAMBÉM:

Mendonça afirmou que o Missão deve suprimir de seu estatuto a possibilidade de diretórios estaduais abdicarem da cota do Fundo Partidário em favor da diretiva nacional. O trecho deve ser revogado no prazo de 90 dias.

A legenda também deverá adequar o estatuto “para estabelecimento concreto e efetivo de regras sobre prevenção, repressão e combate à violência política contra a mulher”.

Em setembro, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) apresentou um parecer favorável ao novo partido. O vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Barbosa, defendeu que a legenda adote o número 14, que era utilizado pelo extinto PTB.

O MBL conseguiu angariar mais de 577 mil assinaturas em apoio ao Missão. Na sessão desta noite, o advogado do partido, Arthur Luis Mendonça Rollo, argumentou que todos os requisitos necessários para viabilizar a nova sigla foram cumpridos.

Após o parecer favorável da PGE, Kataguiri afirmou que, “contra tudo e contra todos”, o MBL estava conseguindo concretizar o Missão. “Contra tudo e contra todos, vencendo cada etapa com absoluta honestidade e fidelidade ao projeto de um Brasil livre para todos, avançamos em mais uma fase da validação do nosso partido! Temos uma Missão — e não vamos abdicar dela!”, afirmou Kim no X.

fonte

Verifique também

PF assume coordenação da segurança pública durante eventos da COP 30 em Belém

A Polícia Federal anunciou nesta quarta (5) que assumirá a coordenação geral da segurança pública …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *