O regime chinês criticou as ameaças de intervenção na Nigéria após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, denunciar a crescente perseguição a cristãos no país africano.
O republicano sugeriu uma “possível ação” naquele país para eliminar terroristas islâmicos após acusar o governo nigeriano de “permitir o assassinato de cristãos”.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, declarou na segunda-feira em uma coletiva de imprensa que, “como um parceiro estratégico abrangente, a China apoia firmemente o governo nigeriano em seus esforços para guiar seu povo por um caminho de desenvolvimento de acordo com suas condições nacionais”.
Mao afirmou ainda que Pequim “se opõe à interferência de qualquer país nos assuntos internos de outros países sob o pretexto de religião ou direitos humanos”. Assim como na Nigéria, a perseguição religiosa tem crescido na China, que tenta minimizar discussões sobre o assunto internamente, enquanto impõe a ideologia da ditadura dentro das igrejas.
“Se o governo nigeriano continuar a permitir o assassinato de cristãos, os Estados Unidos suspenderão imediatamente toda a ajuda e assistência à Nigéria e poderão muito bem intervir naquele país agora desonrado, empunhando armas, para eliminar completamente os terroristas islâmicos que estão cometendo essas atrocidades horríveis”, escreveu Trump nas redes sociais na semana passada.
O presidente republicano acrescentou que ordenaria ao Departamento de Defesa que se preparasse para uma “possível ação”, assegurando que essa possível intervenção militar seria “rápida, implacável e certeira, assim como os terroristas atacam nossos amados cristãos”, e instou o governo nigeriano a “agir rapidamente”.
O governo nigeriano, liderado pelo presidente Bola Ahmed Tinubu, rejeita as acusações, afirmando que elas “não refletem a realidade”. Um dos membros do governo chegou a dizer que é “impossível” que exista perseguição no país.
Apesar disso, vários relatórios recentes de organizações religiosas apontam para um cenário cada vez mais violento contra cristãos no país africano.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.