terça-feira , 28 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Alckmin: gesto de Lula e Trump abre nova fase para acordo comercial Brasil-EUA

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta segunda-feira (27) que a reunião entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump marcou um ponto de virada nas relações entre Brasil e Estados Unidos.

Segundo o vice-presidente, o diálogo entre os dois chefes de Estado foi determinante para destravar a pauta econômica e abrir espaço para uma nova fase de entendimento entre as equipes técnicas dos dois países.

“O passo político foi dado com brilho e louvor. Agora é hora de estabelecer uma pauta de trabalho objetiva”, disse Alckmin, em coletiva na Vice-Presidência, em Brasília.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

Segundo o ministro, o próximo passo será aprofundar discussões sobre tarifas, tributação e investimentos, temas que ganharam impulso após o encontro presidencial.

Alckmin voltou a criticar as tarifas aplicadas pelos EUA sobre produtos brasileiros, classificando-as como desproporcionais.

“Essas tarifas de 10% mais 40% são totalmente inadequadas. A tarifa média do Brasil para os Estados Unidos é de apenas 2,7%. Precisamos resolver isso rapidamente”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Ele destacou que cerca de 34% dos US$ 40 bilhões exportados pelo Brasil para os Estados Unidos no último ano foram impactados pela sobretaxa, afetando principalmente setores industriais e do agronegócio.

O vice-presidente afirmou ainda que, apesar de não haver pedidos formais de Washington, há um ambiente favorável para o avanço do diálogo comercial e para atração de novos investimentos, especialmente em energia renovável e data centers.

“Essa iniciativa pode atrair capital estrangeiro, especialmente diante da escassez global de energia, o Brasil tem vantagem competitiva em fontes limpas”, destacou.

Encerrando a coletiva, Alckmin classificou a aproximação entre Lula e Trump como “um gesto político que reposiciona o Brasil no cenário internacional”. “Agora começa uma fase importante para aprofundar os laços entre as duas maiores democracias do Ocidente”, concluiu.

fonte

Verifique também

Defesa de Braga Netto apresenta recurso contra condenação no STF

A defesa do general da reserva Walter Braga Netto apresentou um recurso ao Supremo Tribunal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *