O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse a jornalistas nesta quinta-feira, 23, que a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do nome que substituirá Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF) será “evidentemente”, por ele e por todos, “respeitada como uma decisão do presidente da República”.
“É muito importante que se aguarde a decisão do presidente, de modo que fica muito difícil comentar a respeito disso. Há uma prerrogativa do presidente de indicação, um papel do Senado na avaliação, e é muito importante que as etapas sejam cumpridas sempre com espírito público, republicanismo, de modo que não há que se precipitar com relação a isso”, disse.
Na semana anterior, Pacheco disse sentir-se “honrado” e “contente” por ser cogitado para o Supremo. Também elogiou outros nomes cotados, como o advogado-geral da União Jorge Messias, favorito de Lula para a vaga, e o ministro do Tribunal de Contas da União Bruno Dantas, também considerado.
LISTA GRATUITA
10 small caps para investir
A lista de ações de setores promissores da Bolsa
“(Messias) é um bom nome. Tive uma boa relação com ele, é muito bem preparado, presta um bom serviço também para a Advocacia Geral da União. Só tenho elogios a fazer ao ministro Jorge Messias, assim como ao ministro Bruno Dantas”, declarou na ocasião.
O senador também é apontado como opção de Lula para o governo de Minas Gerais, mas ainda não confirmou se concorrerá nas eleições de 2026.
Nesta quinta, ele afirmou que “o campo democrático haverá de se reorganizar” até o fim do ano “para apresentar bons nomes para o governo, para o Senado e chapas de deputados federais” no Estado.
Continua depois da publicidade
“Da forma como está, não está bom. É preciso melhorar, Minas tem que retomar o papel de protagonismo nacional”, disse Pacheco.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.