quarta-feira , 22 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Do PT ao PL: Conselho de Ética da Câmara analisa representações contra nove deputados

A Comissão de Ética da Câmara dos Deputados analisa nesta quarta-feira (22) uma série de representações por quebra de decoro parlamentar envolvendo nomes de diferentes campos políticos.

Entre os alvos estão Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Lindbergh Farias (PT-RJ), André Janones (Avante-MG) e Guilherme Boulos (PSOL-SP).

A reunião é voltada à votação dos pareceres preliminares, etapa que define se cada caso seguirá para a fase de instrução ou se será arquivado por falta de elementos.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

A representação contra Eduardo Bolsonaro foi apresentada pelo PT, que pede apuração sobre declarações consideradas ataques às instituições democráticas e tentativas de influenciar autoridades estrangeiras a adotar sanções contra o Brasil.

O partido sustenta que o deputado “desacreditou o sistema democrático” e expôs o país “a constrangimento internacional” após decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em investigações que atingiram aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O caso é relatado pelo deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG), que já concluiu o parecer preliminar. A votação, no entanto, foi adiada na semana passada devido à ausência do presidente do colegiado, Fábio Schiochet (União Brasil-SC).

Continua depois da publicidade

Representações cruzadas

O PL, por sua vez, protocolou representações contra Lindbergh Farias (PT-RJ), André Janones (Avante-MG) e Guilherme Boulos (PSOL-SP).

Lindbergh é acusado de ofensas a um parlamentar da oposição durante embate público. Contra Janones, o PL questiona publicações consideradas ofensivas nas redes sociais e menciona suposta prática de rachadinha no gabinete. Boulos foi denunciado por manifestações contra integrantes do PL durante sessão do Conselho de Ética.

Outra representação do partido tem como alvo a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), por declarações críticas ao agronegócio e a parlamentares da bancada ruralista, consideradas ofensivas por adversários.

Outros partidos

Há também denúncias apresentadas pelo PSOL contra Sargento Fahur (PL-PR) e Kim Kataguiri (União-SP). No primeiro caso, o partido aponta incitação à violência contra o deputado Henrique Vieira (PSOL-RJ). No segundo, menciona ataques a movimentos sociais e provocações durante votações no plenário.

O PT ainda move ações contra Gilvan da Federal (PL-ES) e Delegado Éder Mauro (PL-PA), ambos por discursos ofensivos e declarações homofóbicas em plenário.

Clima político

As representações refletem o aumento das tensões políticas na Câmara e a utilização do Conselho de Ética como instrumento de disputa entre bancadas. A tendência é de que parte dos casos seja arquivada ainda nesta fase preliminar, mas alguns devem seguir para instrução, o que pode resultar em suspensões temporárias ou perda de mandato em casos mais graves.

Continua depois da publicidade

fonte

Verifique também

PEC que propõe redução da jornada semanal de trabalho volta à pauta do Senado

A proposta de redução da jornada semanal de trabalho no Brasil voltou à pauta do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *