quarta-feira , 22 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Nasa dá prazo para SpaceX e empresa de Bezos apresentarem planos para acelerar volta à Lua

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, deu um prazo para que a SpaceX, empresa de Elon Musk, e a Blue Origin, do fundador da Amazon, Jeff Bezos, apresentem planos para acelerar seus projetos para as missões de volta à Lua.

Segundo informações da CNN, a secretária de imprensa da Nasa, Bethany Stevens, afirmou em comunicado que as duas empresas terão até 29 de outubro para apresentarem “abordagens de aceleração” para o desenvolvimento de módulos lunares, com os quais os Estados Unidos planejam colocar homens na Lua pela primeira vez desde 1972.

“A Nasa também solicitará planos de toda a indústria espacial comercial — por meio de uma RFI (Requisição de Informações) — sobre como a Nasa pode aumentar a cadência de nossa missão à Lua”, diz o comunicado.

“O presidente [Donald] Trump e o secretário [interino da Nasa, Sean] Duffy têm a missão de chegar à Lua antes da China. É por isso que eles estão aproveitando o poder da indústria espacial americana e buscando soluções para desenvolver mais maneiras de pousar na Lua”, acrescentou a nota.

Módulos lunares são utilizados para descida no solo lunar e para o regresso à nave espacial que permanece em órbita.

A SpaceX, com a nave Starship, tem contrato com a Nasa para a missão Artemis III, que em 2027 deve ser o primeiro pouso do ser humano na Lua em mais de cinco décadas, enquanto a Blue Origin deve usar a nave Blue Moon para missões posteriores de pouso tripulado no satélite, como a Artemis V.

Na segunda-feira (20), Duffy afirmou que a SpaceX “está ficando para trás” na corrida espacial com a China e que o governo Trump vai abrir o contrato que havia assinado com a empresa de Elon Musk em 2021 para outras empresas espaciais, alegando que a SpaceX estendeu seus prazos e que a meta é voltar à Lua até o fim do segundo mandato de Trump, em janeiro de 2029.

Na entrevista, o secretário interino da Nasa disse que a Blue Origin poderia participar de missões anteriores à Artemis V caso a SpaceX se atrase.

“Se a SpaceX atrasar e a Blue Origin conseguir fazer isso antes deles… Bom para a Blue Origin!”, afirmou Duffy.

A SpaceX ainda não se pronunciou sobre os comentários do secretário, enquanto a Blue Origin se disse “pronta para ajudar”.

No X, Musk compartilhou nesta terça-feira (21) vários posts com críticas a Duffy, escreveu que “Sean Dummy está tentando acabar com a Nasa!” (fazendo um trocadilho com o nome do secretário – dummy em inglês significa idiota) e publicou uma enquete: “Alguém que conseguiu fama subindo em árvores deveria comandar o programa espacial americano?”.

Foi uma referência ao passado de Duffy como campeão mundial em provas de escalada de velocidade.

fonte

Verifique também

Brasileira americana censurada por Moraes quer punição de mais 4 ministros do STF nos EUA

A brasileira Flávia Magalhães, cidadã americana cujo caso foi emblemático para os Estados Unidos sancionarem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *