domingo , 19 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Relação entre Brasil e EUA exige realismo e cautela, diz Celso Amorim

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, afirmou neste sábado (18) que o Brasil vive um momento de otimismo nas conversas com os Estados Unidos, após a retomada do diálogo entre os dois governos em meio ao tarifaço. Em entrevista à GloboNews, ele ressaltou, porém, que a relação com a gestão Donald Trump deve ser conduzida com “realismo” e “cautela”.

Amorim avaliou que “o gelo foi quebrado” e o “respeito mútuo restabelecido”. Entretanto, ele destacou que os movimentos ainda são apenas “primeiros passos” rumo a um possível acordo.

Na sexta-feira (17), Amorim participou de reunião no Palácio da Alvorada ao lado do chanceler Mauro Vieira e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro serviu para avaliar a recente conversa entre Vieira e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Washington, e preparar uma futura reunião entre Lula e Trump, ainda sem data definida. A expectativa é de que o encontro ocorra no fim de outubro.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

Caso as agendas permitam, a conversa pode ocorrer durante a cúpula da Asean, na Malásia, marcada para 26 a 28 de outubro.

Minerais críticos em pauta

Um dos temas centrais das tratativas será a exploração de minerais críticos e terras raras. Amorim frisou que a prioridade do governo é garantir que qualquer negociação esteja alinhada às necessidades brasileiras. “O presidente está atento a isso”, acrescentou.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, deverá discutir o assunto com autoridades norte-americanas ainda neste mês. Segundo ele, Lula orientou a equipe a manter o diálogo internacional para atrair investimentos, desde que respeitados os parâmetros das políticas públicas nacionais.

fonte

Verifique também

De olho em 2026, Lula retorna ao seu berço político e acena às mulheres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste sábado (18), que ter uma profissão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *