quinta-feira , 16 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

TCU suspende decisão que obrigava governo a buscar centro da meta fiscal

O Tribunal de Contas da União (TCU) acatou um recurso apresentado pelo governo e suspendeu nesta quarta-feira (15) uma decisão anterior que obrigava o Executivo Federal a buscar o centro da meta fiscal no ano de 2025, segundo decisão da corte de contas vista pela Reuters.

A Advocacia-Geral da União havia argumentado que não permitir o cumprimento da meta fiscal em seu intervalo anterior poderia gerar “grave risco à execução das políticas públicas a cargo da União”.

Se fosse colocado em prática o entendimento inicial do TCU de que deveria ser dado foco ao centro da meta, o governo poderia ser forçado a ampliar a contenção de verbas de ministérios.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

O alvo para 2025 é de déficit primário zero, com margem de tolerância de 0,25 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB), o que corresponde a R$31 bilhões para mais ou para menos.

Em comunicado, a AGU disse que a decisão do TCU, tomada pelo ministro Benjamin Zymler, considerou a “impossibilidade prática de se proceder a novo contingenciamento orçamentário ainda este ano nas dimensões requeridas para assegurar o cumprimento da determinação desse ponto do acórdão do TCU”.

Ressaltou ainda o “caráter inédito e a complexidade da matéria”, que resultaram em “entendimentos divergentes tanto no âmbito do Poder Executivo quanto da área técnica do tribunal”.

fonte

Verifique também

PGR defende retomada de inquérito sobre possível interferência de Bolsonaro na PF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu nesta quarta-feira a retomada de um inquérito que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *