segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Temer parabeniza María Corina Machado por Nobel da Paz

O ex-presidente Michel Temer (MDB) parabenizou a líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, pela conquista do Prêmio Nobel da Paz. A congratulação ocorreu por meio de mensagem de áudio.

“Faço chegar à Marina Corina os meus cumprimentos e os meus parabéns pela outorga do Nobel da Paz, que, afinal, é muito merecido por tudo o que ela fez na Venezuela e pela democracia no seu país, dando, naturalmente, um exemplo para o mundo.”

Temer voltou à cena política logo após uma reunião com o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e o deputado federal Aécio Neves (PSDB-SP). A reunião ocorreu depois que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), designou Paulinho como relator do projeto de lei que visa anistiar os envolvidos nas manifestações de 8 de janeiro, bem como o ex-presidente Jair Bolsonaro e demais acusados de suposto golpe de Estado. Logo após a reunião, o relator anunciou que o projeto agora se chamaria “PL da Dosimetria”, frustrando a ideia da direita de uma anistia “ampla, geral e irrestrita.”

O comitê responsável pela seleção e entrega do Nobel da Paz anunciou Corina como vencedora na última sexta-feira (10). O motivo, segundo o órgão, é o seu  “trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela.”

VEJA TAMBÉM:

Esquerda trafega entre silêncios e críticas à premiação

Seu alinhamento à direita e oposição ao ditador Nicolás Maduro, porém, não agradam o governo brasileiro. O presidente Lula (PT) não se manifestou até o momento sobre a premiação. Seus aliados, no entanto, já comentam o tema. Apesar de não haver nota oficial do Ministério das Relações Exteriores sobre o tema, o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, criticou a escolha. Para Amorim, o comitê “priorizou a política em relação à paz.”

A líder venezuelana chegou a dedicar o prêmio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em outra ocasião, ela avaliou que “a posição firme do presidente (Donald) Trump e do governo dos EUA para desmantelar os cartéis de drogas mudou completamente a dinâmica.” Outro rival de Lula elogiado por Corina foi o presidente da Argentina, Javier Milei. Para Corina, Milei “está fazendo um ótimo trabalho para a Argentina.”

fonte

Verifique também

Congresso reage à decisão do STF sobre caça de javalis e tenta garantir autonomia dos estados

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de julgar se os estados podem autorizar a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *