segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Tagliaferro tem medidas cautelares revogadas pela justiça italiana

A justiça italiana revogou as duas medidas cautelares impostas contra o perito Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tagliaferro teve seu passaporte apreendido, e ficou proibido de deixar a cidade onde vive, Torano Castello. Apesar disso, o ex-assessor não pode deixar a Itália.

A informação é do advogado de Tagliaferro, Eduardo Kuntz, que comunicou a vitória em vídeo publicado em suas redes sociais. Para o advogado, “este é o primeiro passo para demonstrar que o processo de extradição é completamente viciado, desnecessário e visa única e exclusivamente à perseguição do senhor Eduardo Tagliaferro”.

Agora, as autoridades italianas emitirão um novo documento, para que Tagliaferro possa circular livremente dentro do país. O processo de extradição ainda não terminou. Nele, o perito pretende apresentar documentos que comprovariam que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes agiu com abuso de autoridade e que, por denunciar tais violações, estaria sendo perseguido politicamente pelo magistrado.

VEJA TAMBÉM:

Em processo de extradição, Tagliaferro passa por vitórias na justiça italiana

Em agosto, Moraes determinou a extradição do ex-assessor, como parte de um inquérito que apura suposta violação de sigilo funcional. Tagliaferro ganhou notoriedade ao argumentar que Moraes estaria praticando reiterados abusos em seu cargo. A fim de demonstrar tais violações, passou a divulgar para a imprensa diversos prints do grupo de trabalho do qual era membro.

Nas imagens, temos mensagens de solicitações diretas de diligências, transitando entre e TSE. Segundo Tagliaferro, no entanto, tais diligências nunca estiveram registradas nos autos. As mensagens também mostram um esforço ativo de investigação direcionado contra políticos de direita.

O gabinete do ministro Alexandre de Moraes diz que todos os procedimentos foram realizados dentro da legalidade. Além disso, defende a legalidade da investigação contra Tagliaferro, além de defender que todos os procedimentos realizados nos dois tribunais constam nos autos das respectivas ações.

fonte

Verifique também

Lula será recebido pelo papa Leão XIV em visita ao Vaticano na segunda (13)

O Vaticano confirmou neste sábado (11) que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *