sábado , 11 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump agradece após Putin criticar Nobel e dizer que americano “faz muito para resolver crises complexas”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou na rede Truth Social um vídeo em que o ditador russo, Vladimir Putin, o elogia por intermediar acordos para cessar conflitos e acusa o Comitê do Nobel da Paz de já ter concedido o prêmio a “pessoas que não fizeram nada pela paz”.

Segundo informações da agência Associated Press, Putin fez os comentários em Dushanbe, no Tajiquistão, onde participou de uma cúpula de ex-nações soviéticas.

O ditador da Rússia foi perguntado por um jornalista se Trump, que intermediou um cessar-fogo na Faixa de Gaza e em outros conflitos este ano, foi injustamente preterido em favor da líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, que venceu o Nobel da Paz nesta sexta-feira (10).

Putin disse que não cabia a ele decidir, mas afirmou que Trump “está realmente fazendo muito para resolver crises muito complexas, que já duram anos e até décadas”. Depois, desqualificou o Nobel da Paz.

“Houve casos em que o comitê concedeu o Prêmio Nobel da Paz a pessoas que nada fizeram pela paz”, disse Putin. “Uma pessoa chega, boa ou má, e em um mês, em dois meses, bum [recebe o prêmio]. Para quê? Ela não fez absolutamente nada. Na minha opinião, essas decisões causaram um enorme dano ao prestígio deste prêmio”, criticou.

Ao postar um vídeo do ditador russo fazendo essas declarações, Trump escreveu: “Obrigado ao presidente Putin!”.

Também nesta sexta-feira, Steven Cheung, assessor de Trump e diretor de Comunicações da Casa Branca, escreveu no X que “o Comitê do Nobel provou que prioriza a política acima da paz” ao não dar o prêmio ao presidente americano.

Putin tem um rancor especial contra o Nobel da Paz, já que nos últimos anos o prêmio foi concedido ao jornalista Dmitri Muratov, editor-chefe do jornal crítico à ditadura russa Novaya Gazeta, e à organização de direitos humanos Memorial, que investiga as violações de direitos humanos na Rússia durante o período soviético.

Autoridades russas revogaram a licença de funcionamento da Novaya Gazeta e ordenaram o fechamento da Memorial em território russo.

fonte

Verifique também

Trump relata impasse sobre terras raras e ameaça China com novo aumento de tarifas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (10) que não vê mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *