terça-feira , 7 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Haddad diz que tarifa zero no transporte público deve ser bandeira de Lula em 2026

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista à Record que a proposta de tarifa zero no transporte público deve integrar a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026.

Segundo Haddad, um estudo técnico sobre a viabilidade da medida está em andamento por determinação de Lula.

“Nós estamos fazendo nesse momento uma radiografia do setor a pedido do presidente Lula. Ele sabe que esse tema é importante para os trabalhadores, para o meio ambiente e para a mobilidade urbana”, disse Haddad.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

Haddad voltou a ser questionado sobre o tema nesta terça-feira, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov, quando afirmou que o governo quer levantar alternativas para melhorar o transporte urbano.

“Tem vários estudos que estão sendo recuperados pela Fazenda para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor, mas estamos neste momento fazendo uma grande radiografia”, disse.

“Quanto custa o setor, quanto o poder público está colocando de subsídio no setor, quanto as empresas mediante vale transporte estão aportando para o setor, quanto está saindo do bolso do trabalhador, quais os gargalos tecnológicos, quais as oportunidades tecnológicas. Estamos fazendo um mapeamento. Vamos perseverar nesses estudos para apresentar uma radiografia do setor e verificarmos quais as possibilidades de melhorar isso que tem um apelo social muito forte.”

Continua depois da publicidade

Especulações de que o governo de Lula poderia lançar um programa para zerar a tarifa de ônibus urbanos em todo o país elevaram na semana passada as taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) devido a suas implicações fiscais.

Já nesta terça, após as falas de Haddad sobre o assunto, os mercados voltaram a reagir, com alta das taxas dos DIs, e as preocupações na área fiscal também pesando sobre o Ibovespa, índice referência das ações brasileiras, e o dólar.

fonte

Verifique também

Haddad vê apoio do Senado para ampliar isenção do IR e prevê sanção ainda em outubro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira que vê “grande simpatia” do presidente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *