segunda-feira , 6 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Bolsonaro já decidiu candidato para 2026, diz Ciro; Tarcísio e Ratinho Jr. são mais viáveis

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), aliado mais próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), diz acreditar que ele já decidiu quem será seu candidato para concorrer pela oposição às eleições presidenciais de 2026. Condenado à inelegibilidade e, mais recentemente, à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por um suposto plano de golpe de Estado, Bolsonaro é quem dará a carta final pelo nome com mais potencial de derrotar a tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O nome escolhido é quem herdará seu capital eleitoral ainda tido como mais forte para balançar a candidatura petista, e hoje, segundo Ciro, podem ser os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de São Paulo, e Ratinho Jr. (PSD-PR), do Paraná.

“Acredito que ele já decidiu. Defendo que comunique isso em dezembro para ser anunciado em janeiro. Quem vai ser, só ele sabe. […] Se fosse hoje, vejo dois candidatos viáveis: Tarcísio e Ratinho Júnior”, afirmou o senador em entrevista ao jornal O Globo publicada neste domingo (5).

VEJA TAMBÉM:

Ciro Nogueira afirma que o candidato de Bolsonaro deve ser comunicado pelos seus familiares em dezembro e anunciado oficialmente em janeiro. A possibilidade do ex-presidente apoiar Tarcísio provocou um racha na família, em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reivindica para si a candidatura pelo PL para continuar com o sobrenome do pai na disputa eleitoral – ele ameaçou sair do partido se a sigla resolver apoiar e, até mesmo, filiar o governador de São Paulo.

“Eu mesmo disse ao Eduardo: está na hora de focarmos em defender seu pai e enfrentar o verdadeiro adversário, que é o Lula”, afirmou.

O senador ainda ressalta que Tarcísio e Ratinho Jr. têm um grande potencial de se tornarem mais conhecidos do grande eleitorado, por terem a “metade da rejeição do Bolsonaro e quase 40% de desconhecimento”.

“Mas, só tem viabilidade com o apoio do presidente Bolsonaro”, completou.

Ciro Nogueira afirmou que “é impossível” Tarcísio deixar de lado a candidatura à presidência se tiver o apoio de Bolsonaro. No entanto, o governador tem sido categórico em reafirmar a intenção de disputar a reeleição ao governo de São Paulo.

“Ele queria ser candidato ao Senado em Goiás, tinha apoio do Ronaldo Caiado, mas o Bolsonaro disse: ‘você vai para São Paulo, vai ser governador e ganhar a eleição’. Ele obedeceu e venceu. Não tenho dúvida de que, se tiver o chamamento do Bolsonaro para a Presidência, ele não vai virar as costas”, ressaltou.

Por outro lado, o senador afirma que uma eventual candidatura de Eduardo Bolsonaro ainda terá um “caminho bem longo”, e que, neste momento, é preciso um candidato que “unifique a direita e o centro”.

“Alguém que possa fazer campanha aqui no país, preparar um plano de governo, percorrer o Brasil. Infelizmente, o Eduardo não cumpre esses pré-requisitos porque ele está nos Estados Unidos”, completou.

Para o senador, Eduardo Bolsonaro representa o que seria um “extremo” dos apoiadores de Bolsonaro – que ele chama de “bolsonarista”. No entanto, Ciro Nogueira vê que nem o próprio ex-presidente representa mais este grupo, tendo atuado mais ao centro nos dois anos finais do mandato.

fonte

Verifique também

EUA estão “otimistas” sobre negociações para libertar reféns em Gaza, diz secretário de Defesa

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, mostrou-se otimista neste domingo de que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *