domingo , 5 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Mato Grosso registra o 1º caso suspeito de intoxicação por metanol

DA EDITORIA

O número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil subiu para 181, de acordo com informações do Ministério da Saúde em boletim atualizado às 17h desse sábado (4). Ainda conforme o boletim, uma dessas suspeitas é em Mato Grosso, na cidade de Peixoto de Azevedo. 

Na sexta-feira (3),o Governo de Mato Grosso chegou a emitir nota afirmando que no Estado não havia nenhum caso em investigação. A intoxicação por metanol é um evento de Saúde Pública de importância nacional, sendo, portanto, de notificação compulsória.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Cuidados e alerta

De acordo com o técnico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-MT) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Menandes Alves de Souza Neto, o diagnóstico da intoxicação por metanol é um desafio por causa dos sintomas iniciais inespecíficos. De seis a 12 horas após a ingestão do metanol, os sinais são semelhantes aos da embriaguez comum, como náusea, vômito, dor abdominal, cefaleia e confusão mental.

De 12 a 24 horas, começa a toxicidade sistêmica grave, em que podem haver manifestações visuais, como visão turva, fotofobia e pupilas dilatadas, e evoluir rapidamente para cegueira permanente; neurológicas, com cefaleia intensa, convulsões e coma; e metabólicas, com respiração rápida e profunda.

Até a manhã de sábado, o País tinha 127 casos suspeitos. Do total de casos notificados, 13 resultaram em morte, das quais duas estão confirmadas no estado de São Paulo, segundo o boletim do Ministério da Saúde.


fonte

Verifique também

Ministro: Evite bebida em garrafa de rosca

Reprodução Segundo o ministério, há 127 casos suspeitos, 11 confirmações e duas mortes por intoxicação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *