sábado , 4 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula promove “acelerador fiscal com freio monetário” e desfavorece a Bolsa, diz Verde

A Verde Asset, gestora comandada por Luis Stuhlberger, afirmou que o Brasil vive hoje a expressão de um modelo batizado como “acelerador fiscal com freio monetário”. Em carta aos cotistas, a casa apontou que a combinação de estímulos fiscais do governo Lula com a postura mais dura do Banco Central tende a fortalecer o real e, ao mesmo tempo, reduzir o apelo da Bolsa.

De acordo com a gestora, dois fatos recentes ilustram esse cenário. Uma foi a mudança de tom do BC em sua comunicação, com declarações do presidente da autarquia, Gabriel Galípolo reforçando que ainda há um longo caminho para a política contracionista. Outra foi a aprovação unânime na Câmara da isenção de Imposto de Renda para rendas de até R$ 5 mil a partir de 2026, ano de eleições.

“O modelo econômico lulo-petista, que comumente chamamos de ‘acelerador fiscal com freio monetário’ é ilustrado à perfeição por esses dois eventos”, afirmou a carta. “Isso tende a favorecer a alocação no real e desfavorecer alocações em ações, embora oportunidades específicas continuem a atrair o interesse e capital do fundo”, escreveu a Verde.

Continua depois da publicidade

Stuhlberger vem criticando a propensão do governo Lula de gastar no ano que vem para garantir sua reeleição. “O que que [o mercado] espera é que vá se manter essa toada de aumento de gastos e outras como [um novo aumento do] bolsa família”, comentou o gestor em um evento promovido nesta semana pelo Itaú BBA. “É o que falta no playbook do ano que vem”.

No cenário global, a gestora destacou o nono mês consecutivo de alta dos mercados emergentes, apoiados pelo dólar mais fraco e pelo ciclo de cortes de juros do Federal Reserve.

A Verde reduziu a exposição em juro real nos EUA, manteve posição comprada em inflação implícita e seguiu apostando em moedas como euro, renminbi, ouro e real, além de criptomoedas. O fundo também aumentou “marginalmente” sua alocação em ações brasileiras, e manteve livros de crédito high yield local e global.

Continua depois da publicidade

O fundo multimercado encerrou setembro com retorno de 1,99% e acumula alta de 12% no ano, frente a 1,22% e 10,35% do CDI, respectivamente.

fonte

Verifique também

Resistente a deixar Ministério, União Brasil abre processo para expulsar Celso Sabino

O União Brasil abriu um processo de expulsão contra o ministro do Turismo, Celso Sabino, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *