sábado , 4 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Quem é a deputada Luizianne Lins, detida tentando furar o bloqueio naval de Israel em uma flotilha

A deputada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luizianne Lins (CE) é uma das pessoas que estavam na chamada Flotilha Global Sumud, interceptada nesta quarta-feira (1º) pela Marinha de Israel no Mediterrâneo. Os barcos tentavam furar o bloqueio naval e terrestre feito por Israel com o objetivo de impedir o contrabando de armas para o grupo terrorista Hamas em Gaza. O objetivo seria levar comida e mantimentos para a população civil.

Atualmente, a petista exerce seu segundo mandato como deputada federal, mas ela também já foi vereadora e prefeita de Fortaleza, no Ceará, por duas gestões (2005/2012). Jornalista e professora universitária, Luizianne é filha de mãe professora e pai militar e filiada ao PT desde 1989.

Na Câmara, a deputada petista é membro das comissões de Cultura e de Comunicação. Ela também faz parte da Comissão Especial sobre Inteligência Artificial (PL 2338/23).

Luizianne Lins é membro do Comitê Executivo da Liga Internacional dos Parlamentares por Al Quds (nome em árabe para a cidade de Jerusalém) e Palestina e já participou de eventos internacionais pela liberdade e independência da Palestina. Desde 2024 ela é a representante da América Latina da organização.

Em relato publicado nas redes sociais no dia 30 de setembro, a deputada afirmou que saiu da Sicília no dia 13 de setembro com destino a Gaza.

Além de Luizianne, há pelo menos 10 brasileiros integrando a flotilha. Entre eles, a vereadora de Campinas, Mariana Conti (PSOL), e a presidente estadual do PSOL do Rio Grande do Sul, Gabrielle Tolloti, além do ativista Thiago Avila, que já havia sido detido em investida semelhante em junho. Entre os integrantes da flotilha também está a ativista e ambientalista sueca Greta Thunberg.

Mais de 10 embarcações foram abordadas por forças israelenses e 150 ativistas de 20 países foram detidos. Outras 30 embarcações continuam tentando chegar à Faixa de Gaza.

VEJA TAMBÉM:

Após ser detida por militares israelenses em uma embarcação, a deputada afirmou ter sido vítima de um suposto sequestro. “Se você está vendo esse vídeo é porque fui sequestrada pelas forças de ocupação israelenses e levada contra a minha vontade. Peço ao meu governo para acabar com qualquer relação econômica com Israel e a me levar para casa. Pare o genocídio em Gaza”, disse Luizianne. Outros integrantes da embarcação gravaram vídeos semelhantes.

Durante a quarta-feira, a deputada fez uma publicação falando sobre a votação da proposta que prevê isenção de imposto de renda, que ocorreu durante a noite de quarta-feira na Câmara dos Deputados. Luizianne também publicou um vídeo em que comemora a sanção de uma lei que trata da merenda escolar. Ela foi autora do projeto que deu origem a lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Forças israelenses afirmaram que os navios foram interceptados e os ativistas detidos sem que ninguém ficasse ferido. Os integrantes da flotilha estão sendo levados para portos israelenses e devem ser imediatamente deportados do país.

fonte

Verifique também

Israel deporta 137 ativistas da Flotilha Sumud para a Turquia

O Ministério das Relações Exteriores de Israel informou que 137 pessoas de 14 países, detidas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *