DO CONEXÃO PODER
Em entrevista ao Conexão Poder, o diretor-presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Suelme Fernandes, apontou a produção do café como um grande potencial para incrementar a agricultura de Mato Grosso, amedrontando até mesmo os concorrentes pela possibilidade de conquistar o mercado nacional.
“O presidente da Emater, lá de Rondônia, me ligou que o governador de lá, que é um grande produtor de café, ligou desesperado, preocupado com essa entrada de Mato Grosso no café: daí não vai sobrar nada pra ninguém“, contou.
Segundo Suelme, o estado é respeitado por sua produção agrícola, sendo importante incluir nessa estatura a agricultura familiar ou de menor escala.
“Nós já somos o quinto produtor de café, plantar café é fazer floresta, você pode reparar área degradada plantando café, plantando cacau“, acrescentou.
O presidente apontou que a produção é rentável e o desafio é ter tecnologia suficiente para otimizar a produção, bem como compensar o manejo.
“A Empaer já desenvolveu várias plantas com performances absurdas de resultado, de qualidade de blend de paladar“.
Veja vídeo
Veja íntegra