sexta-feira , 3 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

França detém petroleiro russo suspeito de realizar incursões com drones em países da Otan

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou a detenção de membros de uma tripulação de um petroleiro russo para investigar se eles estariam envolvidos nas recentes incursões com drones em espaços aéreos de países da Otan. As autoridades prenderam o capitão e o segundo em comando da embarcação.

O navio, sancionado pelo Ocidente, foi abordado por soldados franceses enquanto seguia para a Índia, onde entregaria petróleo bruto. O petroleiro russo navegava para o sul, através do Golfo da Biscaia, quando mudou a direção para o leste e rumou para Saint-Nazaire, sede do maior estaleiro da Europa, de acordo com o serviço de rastreamento de navios Kpler.

Uma autoridade francesa relatou que o navio passou pela Dinamarca, um dos alvos das incursões com drones misteriosos, no momento em que os fatos ocorreram. Isso levantou as suspeitas de envolvimento no incidente, que abalou a sensação de segurança entre os aliados da Otan no último mês.

Macron evitou se prolongar no assunto, mas disse antes de uma reunião com líderes europeus que “tudo será feito pela França para esclarecer os ataques de drones na Dinamarca”.

O petroleiro faz parte do que ficou conhecido como “frota fantasma” da Rússia, um conjunto de embarcações antigas contratadas por empresas russas para evitar as sanções ocidentais impostas desde a invasão de Moscou na Ucrânia.

De acordo com The Wall Street Journal (WSJ), o petroleiro detido pela França usava um nome falso de identificação. Essa mesma embarcação foi sancionada neste ano pela União Europeia (UE) com o nome Kiwala, enquanto na França estava com a identificação “Boracay” pintada em seu casco.

Em setembro, diferentes incursões com drones misteriosos afetaram voos e provocaram um caos nos serviços de segurança de aliados da Otan como Polônia, Estônia e Dinamarca que, até o momento, não descobriram a origem dos equipamentos.

fonte

Verifique também

Com paralisação, Trump autoriza corte de verbas para estados democratas e ameaça fechar agências

Com a paralisação do governo (conhecido como shutdown) chegando ao segundo dia, o presidente dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *