quarta-feira , 1 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump veta verba bilionária para obras em Nova York por causa de programas woke

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (1º) o bloqueio de US$ 18 bilhões destinados a dois megaprojetos de infraestrutura em Nova York. A medida, segundo a Casa Branca, busca impedir que recursos federais sejam aplicados com base em critérios de diversidade, equidade e inclusão (DEI), que o governo republicano considera inconstitucionais.

“Cerca de 18 bilhões de dólares em projetos de infraestrutura na cidade de Nova York estão paralisados para assegurar que o financiamento não está fluindo com base em princípios DEI inconstitucionais”, afirmou no X o diretor do Escritório de Gestão e Orçamento, Russell Vought.

As obras afetadas incluem a construção de um novo túnel sob o rio Hudson, que conectaria os estados de Nova York e Nova Jersey por meio da malha ferroviária, e a ampliação de uma linha de metrô na região leste de Manhattan. Trata-se de dois dos maiores investimentos de infraestrutura em andamento no hemisfério ocidental.

O anúncio ocorreu horas depois do início do primeiro fechamento parcial do governo federal em sete anos, resultado da falta de acordo entre republicanos e democratas sobre o orçamento. Um dos pontos de discórdia é a destinação de recursos para programas de saúde. Trump acusa a oposição de tentar financiar serviços para imigrantes ilegais, algo que os democratas rejeitam.

Em comunicado, o Departamento de Transportes (DOT) informou que os projetos foram colocados “sob revisão administrativa” para verificar se cumprem a nova regra federal que “proíbe os requisitos de contrato baseados em raça ou sexo nas subvenções federais”. A nota também responsabiliza os parlamentares democratas Chuck Schumer (senador) e Hakeem Jeffries (deputado), ambos de Nova York, pelo atraso nas revisões.

“Sem orçamento, o Departamento foi forçado a suspender o pessoal de direitos civis responsável pela análise”, destacou o texto, acusando “a decisão imprudente dos democratas radicais de transformar o governo federal em refém para dar benefícios a imigrantes ilegais”.

fonte

Verifique também

Presidente da Conafer é preso em flagrante durante CPMI do INSS por suspeita de falso testemunho

O presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Lopes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *