sábado , 27 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Orbán diz a Trump que Hungria não tem como parar de comprar petróleo e gás da Rússia

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse nesta sexta-feira (26) que afirmou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que seu país não tem como parar de comprar petróleo e gás natural da Rússia, uma reivindicação que o mandatário americano tem feito a países da União Europeia (UE).

Em entrevista à emissora de rádio estatal Kossuth, Orbán disse que, apesar da boa relação com Trump, “não há obrigação de acatarmos os argumentos um do outro”.

O premiê húngaro abordou o assunto porque Trump, em conversa nesta semana com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que falaria com Orbán sobre a reivindicação de interromper as compras de energia da Rússia.

“Se a Hungria cortasse [as importações de] petróleo bruto e gás natural russos, o país enfrentaria imediatamente uma queda de 4% no PIB”, argumentou Orbán.

“Centenas de milhares de famílias seriam arruinadas em um instante. Não haveria energia, e o preço da que sobrasse aumentaria muitas vezes”, disse o premiê húngaro, que também é aliado do ditador russo, Vladimir Putin.

“É claramente do interesse da Hungria [manter as importações da Rússia]. Agiremos de acordo”, acrescentou Orbán. “Ouviremos todos, responderemos com calma a todos e, então, faremos o que for do interesse do povo húngaro.”

Em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas na terça-feira (23), Trump reiterou a cobrança para que países da União Europeia parem de importar petróleo e gás natural da Rússia, alegando que tais compras financiam a agressão à Ucrânia.

“Eles precisam cessar imediatamente todas as compras de energia da Rússia”, disse Trump. “Caso contrário, estaremos todos perdendo muito tempo.”

fonte

Verifique também

Alan Rick lidera pesquisa para governador do Acre em 2026

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (25), mostra que o senador Alan …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *