sexta-feira , 26 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

STF agenda para outubro julgamento de sete réus do Núcleo 4 do suposto golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para os dias 14, 15, 21 e 22 de outubro o julgamento de sete réus da Ação Penal (AP) 2694, que apura a suposta tentativa de golpe de Estado.

De acordo com a Corte, os acusados integram o chamado “Núcleo 4”, apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como responsável pela disseminação de notícias falsas contra a confiabilidade das urnas eletrônicas e por ataques a instituições e autoridades públicas.

O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, solicitou ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, a definição das datas após o fim da fase de instrução, com o cumprimento das diligências complementares e a entrega das alegações finais pela PGR e pelas defesas. As sessões ocorrerão nos dias 14 e 21 em dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e nos dias 15 e 22 apenas no período da manhã.

Segundo o STF, os réus respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Integram o grupo:

  • Ailton Moraes Barros, ex-major do Exército
  • Ângelo Denicoli, major da reserva do Exército
  • Giancarlo Rodrigues, subtenente do Exército
  • Guilherme Almeida, tenente-coronel do Exército
  • Reginaldo Abreu, coronel do Exército
  • Marcelo Bormevet, agente da Polícia Federal
  • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal

Todos negaram ao STF articulação ou participação em uma tentativa de golpe. Em setembro a Primeira Turma condenou os oito réus do Núcleo 1, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, sentenciado a 27 anos e três meses de reclusão. A PGR só apresentou denúncia dos outros dois grupos nos últimos dias. O Núcleo 2 foi denunciado nesta semana e o Núcleo 3 teve o pedido formalizado ao STF na semana passada. A expectativa da Primeira Turma é que todos os núcleos sejam julgados até o fim do ano.

fonte

Verifique também

Líder do Hamas diz que massacre em Israel criou “momento de ouro” para palestinos

Um alto representante do Hamas, Ghazi Hamad, afirmou em entrevista divulgada na noite de quinta-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *