sexta-feira , 26 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump confirma acordo com a China e coloca TikTok sob controle dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (25) um decreto que transfere o controle da operação do TikTok em território americano para investidores locais, após ter chegado a um acordo direto com o ditador da China, Xi Jinping. A medida, revelada pela agência Associated Press e pelo jornal britânico The Guardian, garante a continuidade do aplicativo nos EUA, em conformidade com as leis de segurança nacional.

Segundo a AP, com base nos detalhes divulgados pela Casa Branca, o acordo, no valor de US$ 14 bilhões, prevê a criação de uma nova empresa nos Estados Unidos, controlada em 80% por um consórcio de investidores americanos, enquanto a chinesa ByteDance ficará com até 20%. O conselho de administração desta nova empresa, que vai controlar a plataforma nos EUA, terá sete membros, seis deles cidadãos norte-americanos, e o representante da ByteDance não poderá participar de comitês ligados à segurança.

O grupo de investidores será liderado, de acordo com a AP, pela Oracle, de Larry Ellison, que ficará responsável pelas operações do TikTok nos EUA, pelo armazenamento de dados em nuvem e pelo licenciamento do algoritmo. Também fazem parte do consórcio o fundo de investimentos Silver Lake, o magnata da mídia Rupert Murdoch e seu filho Lachlan, além de Michael Dell, fundador da Dell Computers.

O acordo encerra meses de incerteza sobre um dos aplicativos de rede social mais usados nos EUA, hoje com cerca de 180 milhões de usuários.

Segundo a AP, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, reforçou que o acordo assinado nesta quinta garante que “investidores americanos irão realmente controlar o algoritmo” do TikTok, que determina o conteúdo exibido no aplicativo. Ele acrescentou que mais informações sobre os termos da negociação serão divulgadas nas próximas semanas.

fonte

Verifique também

Líder do Hamas diz que massacre em Israel criou “momento de ouro” para palestinos

Um alto representante do Hamas, Ghazi Hamad, afirmou em entrevista divulgada na noite de quinta-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *