quarta-feira , 24 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Macron é barrado por comboio de Trump em Nova York

O presidente da França, Emmanuel Macron, viveu uma situação inusitada nesta segunda-feira (22), em Nova York, ao deixar a sede das Nações Unidas. O líder francês precisou abandonar o carro oficial e seguir a pé até o consulado de seu país depois de ser barrado por policiais que bloqueavam as ruas para a passagem do comboio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Se você não vê, me deixe passar. Eu negocio com você”, disse Macron a um dos agentes, segundo vídeo divulgado pela emissora francesa BFMTV.

Impedido de cruzar a via, Macron decidiu ligar diretamente para Trump. Encostado em uma barreira de metal, falou em tom descontraído: “Como vai? Adivinha? Estou esperando na rua porque tudo está congelado por você”. Segundo a imprensa francesa, o telefonema foi descrito pelo gabinete do presidente como uma “conversa calorosa e amigável”.

Mesmo após a ligação, Macron não conseguiu seguir de carro e acabou caminhando cerca de 30 minutos pelas ruas de Manhattan, acompanhado de sua equipe de segurança. Ao longo do trajeto, posou para fotos e cumprimentou pedestres, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

O episódio ocorreu horas depois de Macron discursar na Assembleia Geral da ONU, onde anunciou o reconhecimento oficial da Palestina pelo governo francês.

“Chegou a hora de acabar com a guerra em Gaza, os massacres e a morte. A hora de fazer justiça ao povo palestino e, assim, reconhecer o Estado da Palestina em Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém”, declarou o presidente francês na ocasião.

Além do reconhecimento, Macron defendeu a criação de uma força internacional de estabilização em Gaza sob mandato da ONU, proposta que, segundo a imprensa internacional, pode receber apoio de vários países, mas dificilmente contará com a adesão de Israel e dos Estados Unidos.

A cena do presidente francês parado no trânsito nova-iorquino, bloqueado pelo comboio americano, rapidamente viralizou nas redes sociais. Já Trump, cujo deslocamento motivou a barreira, não comentou publicamente o episódio até o momento.

fonte

Verifique também

Oposição recorrerá da decisão de Motta que impede Eduardo Bolsonaro de liderar minoria na Câmara

Deputados da oposição anunciaram que irão recorrer da decisão da Mesa Diretora da Câmara que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *