Milhares de manifestantes, entre artistas e movimentos sociais de esquerda, foram às ruas de pelo menos sete capitais brasileiras neste domingo (21) para protestar contra a PEC da Blindagem, aprovada recentemente no Congresso.
Além da PEC, os atos também criticaram a aprovação da urgência do projeto que prevê anistia para condenados por tentativa de golpe, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão.
Cartazes e gritos de ordem pediam “sem anistia” e “cassação já” dos deputados que apoiaram a medida.
Continua depois da publicidade
Em Brasília, os manifestantes se concentraram em frente ao Museu Nacional da República e seguiram em marcha até as proximidades do Congresso Nacional.
Em Salvador, a mobilização contou com a presença da cantora Daniela Mercury e do ator Wagner Moura, que reforçaram o repúdio à proposta. Em Belo Horizonte, o protesto teve início na Praça Raul Soares e seguiu até a Praça Sete, com a participação da cantora Fernanda Takai. Já em Manaus, os manifestantes percorreram a Avenida Getúlio Vargas, exibindo faixas contra a PEC e a anistia.
Atos também ocorreram durante a manhã e início da tarde em Manaus, Belém e Natal, e estão previstos para começar ainda hoje em São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa e São Luís.
Continua depois da publicidade
(Matéria em atualização)