sexta-feira , 19 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

5 quadras: EUA restringem circulação de Padilha em NY em evento da ONU, diz jornal

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, teve sua circulação restrita a apenas cinco quarteirões em Nova York durante sua participação na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). As informações são da Folha de S.Paulo.

Segundo o jornal, a medida foi imposta pelo governo dos Estados Unidos, que concedeu o visto para sua entrada, mas limitou seus deslocamentos na cidade, incluindo rotas entre seu hotel, a sede da ONU e a missão brasileira.

Padilha, que foi alvo de sanções por sua atuação na criação do programa Mais Médicos durante o governo Dilma Rousseff, teve o visto revogado por Trump em 2024, o que o impediu de obter nova permissão para viajar aos EUA.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

O governo brasileiro solicitou o visto em agosto para que o ministro pudesse participar de eventos internacionais, como a reunião da Organização Pan-Americana de Saúde em Washington e a Assembleia-Geral da ONU em Nova York, onde ele deveria discutir doenças crônicas.

Apesar de um acordo internacional de 1947 que obriga os Estados Unidos a permitir a circulação de autoridades estrangeiras no distrito da ONU, o governo americano tem imposto restrições a representantes de países sancionados, como Irã, Venezuela e Coreia do Norte.

A tensão entre Brasil e Estados Unidos se intensificou com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, que classificou o processo como uma “caça às bruxas”.

Continua depois da publicidade

Em retaliação, o governo americano aplicou sanções, incluindo tarifas elevadas e suspensão de vistos para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Executivo brasileiro. Alexandre de Moraes, ministro do STF, também foi alvo de punições financeiras via Lei Magnitsky.

fonte

Verifique também

STF forma maioria para restringir cobertura fora do rol da ANS por planos de saúde

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para aumentar os requisitos de cobertura de tratamentos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *