A aprovação do requerimento de urgência para o projeto de lei que prevê anistia a condenados do 8 de Janeiro contou com o apoio de deputados de partidos da base e que têm ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Dos 311 votos favoráveis, 49 vieram de legendas da base: 21 do MDB e 28 do PSD. Partidos que não compõem a base governista, mas mantêm comando de ministérios deram mais 132 votos a favor da urgência: 43 deputados do PP, 49 do União Brasil e 40 do Republicanos votaram para dar celeridade ao andamento da proposta de anistia. No começo de setembro, PP e União oficializaram o desembarque do governo, mas os ministros dessas legendas continuam na Esplanada.
O Solidariedade, que tem cargos no segundo escalão do governo federal mas se afastou de Lula desde o começo do ano, deu quatro votos a favor do requerimento. O presidente do partido, deputado Paulinho da Força (SP), foi anunciado nesta quinta-feira como relator do projeto na Câmara. O Avante, que apoiou Lula em 2022, deu seis votos a favor da urgência.
Por outro lado, partidos ligados diretamente ao PT, como o próprio Partido dos Trabalhadores, o PSOL, o PCdoB, o PDT, o PSB e a Rede não registraram nenhum voto a favor do pedido de urgência.
A aprovação do requerimento de urgência do PL da anistia na Câmara dos Deputados ocorreu na quarta-feira (17). A decisão acelera a tramitação da proposta, permitindo que seja analisada diretamente em Plenário, sem passar pelas comissões.
Nesta quinta, o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) indicou Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator. Em sua primeira entrevista nesta condição, afirmou que uma anistia ampla, geral e irrestrita estaria fora dos planos.
Além dos 311 votos favoráveis à urgência, foram 163 contrários e houve sete abstenções.
VEJA TAMBÉM:
Veja como votou cada partido
- PL: 85 votos a favor e 3 ausentes
- PT: 66 contrários e um ausente
- União Brasil: 6 contrários, 49 a favor, 5 ausentes e uma abstenção
- PP: 6 contrários, 43 a favor e um ausente
- PSD: 5 ausentes, 12 contrários e 28 a favor
- Republicanos: 40 a favor, uma abstenção, dois ausentes e um contra
- MDB: 2 abstenções, 5 ausentes, 14 contrários e 21 a favor
- Podemos: 3 abstenções, 2 contrários e 12 favoráveis
- PSB: 4 ausentes e 12 contrários
- PDT: 3 ausentes e 13 contrários
- PSOL: 14 contrários
- PSDB: 10 a favor, 2 contra e um ausente
- PCdoB: 9 contrários
- Avante: 6 a favor e um ausente
- Solidariedade: 4 a favor e um contra
- PRD: 5 a favor
- Novo: 5 a favor
- PV: 4 contrários
- Cidadania: 3 a favor e um ausente
- Rede: um contra
A aprovação da urgência abre caminho para que o mérito do projeto seja pautado nos próximos dias. Segundo o relator, o projeto deve ser concluído e apresentado em Plenário em no máximo duas semanas.