terça-feira , 16 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump diz que diálogo comercial com a China vai “muito bem” e sinaliza acordo sobre TikTok

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (15) que o diálogo comercial em Madri entre seu país e a China ocorreu “muito bem” e adiantou que “terminará em breve”, com resultados promissores para uma empresa que os jovens americanos “queriam salvar”, em aparente referência ao TikTok.

“A grande reunião comercial na Europa entre os Estados Unidos da América e a China correu MUITO BEM! Em breve será concluída. Também se chegou a um acordo sobre uma ‘certa’ empresa que os jovens do nosso país realmente queriam salvar. Eles ficarão muito felizes!”, escreveu Trump em sua rede social própria, a Truth Social.

Posteriormente, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, confirmou que autoridades de ambos os países chegaram a um acordo sobre uma “estrutura” que permitirá a continuidade de operações do Tiktok nos Estados Unidos.

Trump anunciou ainda que conversará por telefone com o ditador chinês, Xi Jinping, na próxima sexta-feira (19), e informou que a relação entre as duas nações “continua muito forte!”.

As delegações comerciais de Washington e Pequim se reuniram na capital espanhola desde o fim de semana em sua quarta rodada de negociações em busca de um acordo sobre tarifas, controles de exportação e o futuro do TikTok, a dois dias de se cumprir o prazo para que a plataforma de vídeos deixe de funcionar nos Estados Unidos.

O encontro ocorre após a prorrogação em agosto da trégua tarifária que estendeu até novembro a suspensão de novas taxas e reduziu as tarifas impostas anteriormente para 30% para os bens chineses e 10% para os americanos.

Trump já havia dito no domingo (14) que o futuro do TikTok nos EUA depende da China. “Talvez o deixemos morrer, ou talvez… não sei, depende”, disse o republicano à imprensa.

A próxima quarta-feira é o prazo legal para que a empresa chinesa ByteDance venda o TikTok ou o aplicativo deixará de funcionar nos Estados Unidos.

Embora durante seu primeiro mandato tenha criticado abertamente a companhia, Trump agora defende o uso da plataforma como ferramenta para se conectar com o eleitorado mais jovem.

fonte

Verifique também

Moraes arquiva notícia-crime contra Marcos do Val

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na quinta-feira (10), o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *