sexta-feira , 12 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Embaixada dos EUA compartilha aviso de medidas após condenação de Bolsonaro

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil compartilhou na noite desta quinta-feira (11) no X um post do secretário de Estado americano, Marco Rubio, que disse que Washington responderá “de forma adequada” à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

“As perseguições políticas do violador de direitos humanos Alexandre de Moraes [ministro do STF e relator do processo] continuam, já que ele e outros membros da suprema corte do Brasil decidiram injustamente pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”, escreveu Rubio na mensagem, que a representação diplomática republicou em português.

O governo americano ainda não informou quais medidas adicionais vai tomar.

Em 6 de agosto, entrou em vigor uma tarifa de 50% na importação de produtos brasileiros imposta por Washington.

O governo Trump mencionou como um dos motivos para a tarifa o processo contra Bolsonaro no STF. Entretanto, a taxa não foi aplicada para cerca de 700 produtos brasileiros, entre eles, suco e polpa de laranja e aeronaves civis.

No final de julho, o Departamento do Tesouro americano impôs sanções econômicas contra Moraes com base na Lei Magnitsky, uma legislação dos Estados Unidos que permite a Washington aplicar punições contra acusados de violação de direitos humanos e corrupção em todo o mundo.

Antes disso, o Departamento de Estado havia anunciado a revogação dos vistos de Moraes, de “aliados dele” no STF e seus familiares, que ficaram assim impedidos de entrar nos Estados Unidos.

fonte

Verifique também

Deputado americano diz que Lula precisará “recorrer a Cuba”, porque EUA vão impor “severas sanções”

O deputado americano Carlos Gimenez, do Partido Republicano, disse que o presidente Luiz Inácio Lula …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *