quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Consulado em Lisboa alerta brasileiros sobre risco de prisões e orienta porte de documentos

O Consulado brasileiro em Lisboa alertou nesta terça-feira (26), que, em razão do início das operações da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (Unef), uma polícia imigratória, brasileiros no país podem estar sob risco de fiscalizações e prisões.

O órgão consular informou que a Unef tem a competência de controlar a entrada de imigrantes no país bem como realizar abordagens, e fez recomendações aos brasileiros residentes em Portugal. Confira:

“O Consulado-Geral em Lisboa recomenda à comunidade brasileira:

  • portar sempre documento de identificação válido em seus deslocamentos em vias públicas;
  • portar sempre cópia ou fotografia dos originais de documentos que comprovem sua ligação com Portugal, como autorização de residência, comprovante de manifestação de interesse, extratos de descontos e pagamentos à Seguridade Social, decisão judicial para agendamento de atendimento na AIMA, contratos de trabalho, recibos verdes, etc;
  • em caso de abordagem, colaborar sempre com as autoridades portuguesas, que são obrigadas por lei a se identificar;
  • em caso de detenção, após a instauração de processo de afastamento coercitivo junto à AIMA ou UNEF, o imigrante brasileiro tem direito de apresentar provas de sua vinculação cotidiana com Portugal, bem como de contestar judicialmente a detenção. Para tanto, caso necessário, pode solicitar a nomeação de advogado público e eventual dispensa de custas junto do Serviço Social ou da Loja do Cidadão mais próxima de sua residência”.

O consulado informou ainda que “em em caso de dúvidas ou necessidade de atendimento escreva para cg.lisboa@itamaraty.gov.br relatando o ocorrido e fornecendo todos os detalhes do caso”.

“Um agente consular entrará em contato para oferecer as orientações cabíveis”, completou o informe.

A apelidada “Polícia de estrangeiros” terá  1.200 policiais atuando em aeroportos do país, e a expectativa é que reforcem a fiscalização de residentes do país em situação irregular ou criminosos.

Atualmente, 513 mil brasileiros vivem em Portugal — o maior grupo de estrangeiros no país — de acordo com dados de 2023 do Ministério das Relações Exteriores. Nos últimos anos, o número cresceu de forma expressiva em comparação aos 111 mil residentes de origem brasileira registrados em 2018.

fonte

Verifique também

Trump demite membro do Fed acusada de fazer declarações falsas para hipotecas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite desta segunda-feira (25) na rede …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *