terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Após Lula recusar embaixador, Israel coloca em “nível inferior” relações com Brasil

O governo de Israel anunciou nesta segunda-feira (25) que as relações com o Brasil estão sendo conduzidas em “um nível diplomático inferior”, depois que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não concedeu a permissão (chamada de agrément) ao indicado para ser embaixador israelense em Brasília, o diplomata Gali Dagan.

“Após o Brasil, de forma incomum, se abster de responder ao pedido de agrément do embaixador Dagan, Israel retirou o pedido, e as relações entre os países estão sendo conduzidas em um nível diplomático inferior”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores israelense em comunicado, segundo informações do jornal The Times of Israel.

“A linha crítica e hostil que o Brasil demonstra em relação a Israel desde 7 de outubro [de 2023, data dos atentados do grupo terrorista Hamas em território israelense] se intensificou a partir do momento em que o presidente Lula comparou as ações de Israel às dos nazistas. Em resposta, Israel o declarou persona non grata”, acrescentou a pasta.

Em razão da declaração como persona non grata, Lula convocou no ano passado o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, e não anunciou um substituto.

“O Ministério das Relações Exteriores continua a manter laços profundos com os muitos círculos de amigos de Israel no Brasil”, afirmou a chancelaria israelense no comunicado desta segunda-feira.

A rusga entre Israel e o governo Lula foi intensificada pelas decisões recentes da gestão petista de retirar o Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) e de aderir a uma ação da África do Sul na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, na Holanda, que investiga acusações de genocídio na ofensiva israelense contra o Hamas na Faixa de Gaza.

fonte

Verifique também

EUA confirmam primeiro caso humano de parasita “devorador de carne”

O governo dos Estados Unidos confirmou neste fim de semana o primeiro caso humano de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *