terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Great Place To Work 2025: as 100 melhores empresas para trabalhar em São Paulo

O Great Place to Work (GPTW) premiou nesta segunda-feira (25) as 100 melhores empresas para trabalhar no estado de São Paulo em 2025, divididas entre Região Metropolitana e Interior Paulista e subdivididas entre portes Pequeno, Médio e Grande. A premiação da 7ª edição do ranking regional paulista foi realizada no Tivoli São Paulo Hotel.

As primeiras colocadas do Great Place to Work São Paulo 2025 foram:

Região Metropolitana

  • Grandes – Tokio Marine
  • Médias – Flexform
  • Pequenas – AJX Capital Investimentos

Interior

  • Grandes – Neoenergia Elektro
  • Médias – Sicoob Cocre
  • Pequenas – Prime Securitizadora

Veja a lista completa dos premiados abaixo.

GPTW São Paulo 2025 conta a história de empresas que criam bons ambientes

A 7ª edição do Great Place To Work (GPTW) São Paulo contou com a participação de 1.353 empresas, o que representa um aumento de 18% em relação à edição passada — na primeira edição, em 2019, foram 528. No total, essas companhias impactam mais de 1,4 milhão de colaboradores.

Para chegar à lista final, com 100 premiados, o GPTW leva em conta inúmeros fatores que, no fim, reconhecem as organizações que criam espaços de trabalho exemplares e que priorizam o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. Além disso, comemora as empresas que desenvolvem práticas inovadoras para nutrir e valorizar a contribuição de profissionais em todas as etapas de sua carreira.

Com base nisso, o GPTW considera um excelente lugar para trabalhar aquele em que o colaborador confia nas pessoas para quem trabalha, tem orgulho do que faz e gosta das pessoas com quem trabalha. Isso faz toda a diferença para uma empresa estar na lista das premiadas.

GPTW comemora as empresas que desenvolvem práticas inovadoras para nutrir e valorizar a contribuição de profissionais em todas as etapas de sua carreira. (Foto: William Mota/Divulgação GPTW)

O ranking paulista de 2025 aponta alguns insights que resumem a trajetória das empresas premiadas:

  • Cuidar se destacam entre as práticas culturais com a maior média de confiança entre os colaboradores;
  • Empresas premiadas são 2,6 vezes mais propensas a estarem em estágio acelerado de inovação do que as não premiadas;
  • O setor de Tecnologia da Informação se destaca com 23 empresas premiadas;
  • 26 empresas foram premiadas pela primeira vez no ranking;
  • 8 empresas se destacam pela trajetória sólida, tendo sido reconhecidas em todas as edições do ranking.

“Fica evidente que as pessoas buscam empresas que ofereçam oportunidades de crescimento e um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além do respeito nas relações e da possibilidade de você ser você mesmo, sem máscaras, podendo trabalhar com segurança e autonomia”, aponta o embaixador do Great Place To Work Brasil, Hilgo Gonçalves.

A 7ª edição do GPTW São Paulo 2025 mostra uma variedade de segmentos em que as empresas trabalham, evidenciando o dinamismo da economia do estado. Na lista se destacaram as organizações do setor de Tecnologia da Informação e de Serviços Financeiros e Seguros, com 23 e 22 empresas reconhecidas, respectivamente. Mas há outros setores representativos, como Produção e Manufatura (15 empresas), Biotecnologia e Farmacêutica (7 empresas) e Agricultura, Silvicultura e Piscicultura (5 empresas), fechando os cinco principais setores.

Um aspecto que fica nítido na premiação deste ano é a consolidação de algumas empresas no ranking, inclusive nas primeiras posições. E, ao mesmo tempo, a ascensão rápida de organizações que foram recentemente certificadas e já estão no ranking. “Costumamos dizer que mais difícil do que entrar é se manter no ranking. Porque, além de a concorrência aumentar a cada ano, é preciso manter firme a relação de confiança com seus funcionários, a escuta ativa e o compromisso de colocar sempre as pessoas no centro da estratégia”, comenta Gonçalves.

Em relação à distribuição etária, houve uma mudança significativa no perfil dos profissionais na comparação com as duas últimas edições, especialmente no aumento de pessoas com 35 anos ou mais e diminuição significativa de pessoas de até 25 anos. Esta faixa teve uma queda de 9 pontos percentuais. Por outro lado, as faixas etárias de 35 a 44 anos e de 45 a 54 anos tiveram um crescimento de 5 pontos percentuais na comparação com a edição de 2023. Além disso, a participação de pessoas de 55 anos ou mais cresceu de 3% em 2023 para 5% em 2025.

Na distribuição por gênero dos colaboradores, foi verificada uma estabilidade em relação à 2024, com percentual de mulheres em 41% — em 2023, alcançou 45%. Trata-se de um valor inferior à proporção de mulheres na demografia do estado, que foi de 51,8%, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2022. Essa diferença também fica evidente na quantidade de mulheres ocupando cargos de CEO entre as empresas premiadas: 12%. Esses são números que mostram que ainda há muito a avançar nos próximos anos.

“A essência de uma boa empresa para trabalhar está nas relações de confiança e tudo isso começa com a liderança, Quando a empresa genuinamente quer ser uma excelente empresa para trabalhar, ela desenvolve sua liderança para que esta promova a melhor experiência para cada um do seu time. Afinal, é essa experiência vivida no dia-a-dia por cada um é que vai moldar a cultura da organização”, conclui o embaixador do GPTW Brasil, Hilgo Gonçalves.

Confira o ranking completo do Great Place To Work (GPTW) São Paulo 2025

fonte

Verifique também

Invasão chinesa: como BYD e GWM ultrapassaram velhas conhecidas do brasileiro

Montadoras chinesas como a GWM e a BYD estão acelerando sobre o mercado brasileiro de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *