terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Presidente da COP30 admite preços “muito acima” de hotéis, mas diz buscar soluções

O presidente da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), André Corrêa do Lago, afirmou em um evento na Câmara nesta quarta-feira (6) que os valores das hospedagens em Belém, no Pará, estão muito mais altos do que os preços praticados em COPs anteriores. Ele destacou que o governo está buscando uma solução para o problema.

No evento, ele explicou que a situação precisa ser revisada pela Secretaria Extraordinária para a COP30, que está sob a responsabilidade do governo federal. Segundo Corrêa do Lago, o assunto está sendo debatido dentro da legalidade. Ele ressaltou também que o impasse está mais relacionado aos valores do que à oferta de acomodações.

Leia mais: Presidente da Áustria desiste de participar da COP30 pelos ‘custos altos’ da viagem

Continua depois da publicidade

Foi mencionado que outros países que sediaram edições da COP também enfrentaram desafios semelhantes, como a França, e que o evento é algo disruptivo para qualquer cidade.

“Tudo está muito acima do que acontece em outras COPs. Ou seja, nas outras COPs a estimativa é que os preços dobrem ou se multipliquem por três. E essa discussão toda está acontecendo porque os países que estão tentando fazer reservas estão vendo que os preços são 10, 15 vezes maiores do que os hotéis costumam oferecer”, disse.

Posteriormente, Corrêa do Lago afirmou que não há um “plano B” para sediar o evento, somente o “B de Belém”. Ou seja, não há possibilidade de mudança de sede no momento.

Continua depois da publicidade

André Corrêa do Lago participou de duas agendas em Brasília: pela manhã, esteve na abertura da II Cúpula Parlamentar de Mudança Climática, no Senado; mais tarde, levou informações à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

Leia também: CEO da COP diz que Brasil estuda opções de hotelaria

Hospedagem

A pressão para a mudança da sede da COP30 tem sido feita por delegações internacionais nas últimas semanas. As reclamações referem-se aos preços altos cobrados pelos hotéis da capital paraense. A COP30 está marcada para novembro de 2025.

Continua depois da publicidade

Nesta semana, o governo do Pará se reuniu com representantes da rede hoteleira para tratar da ampliação do número de leitos em Belém e da definição dos preços das diárias. De acordo com comunicado conjunto, também foi realizado um levantamento das opções de hospedagem, que poderá servir de base para ações de fiscalização.

Durante o encontro desta quarta-feira, Corrêa do Lago reforçou a “relevância da realização do evento em Belém” e a necessidade de ampla presença internacional na conferência.

“Quero reiterar a importância da presença em Belém, uma cidade incrível, com uma história extraordinária, que nos receberá em novembro, no pleno coração da Amazônia”, disse o presidente da COP30.

Continua depois da publicidade

Trump

No evento no Senado, Corrêa do Lago falou sobre a saída dos EUA do Acordo de Paris e afirmou que a COP30 será o momento para entender desafios desse tipo.

“O multilateralismo climático tem encontrado soluções, mas também enfrentado desafios significativos. Acreditamos que a COP30 será uma ocasião muito especial para ajustarmos a melhor forma de usar esses instrumentos. E a melhor forma de usá-los é por meio da ação, da implementação”, afirmou.

Quando Donald Trump tomou posse em janeiro de 2025, anunciou que os Estados Unidos deixariam o Acordo de Paris, que tem como objetivo manter o aquecimento global abaixo de 2ºC. Isso já havia ocorrido durante seu primeiro mandato, de 2016 a 2020, pois ele acredita que o acordo prejudica a economia americana enquanto beneficia outras nações.

Continua depois da publicidade

A fala do embaixador ocorreu um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar que pretende convidar Donald Trump para participar da COP, durante uma conversa entre os dois.

“Eu não vou ligar para o Trump para negociar, porque ele não quer falar. Mas vou ligar para convidá-lo para a COP, porque quero saber o que ele pensa sobre a questão climática. Vou ter a gentileza de ligar. Vou ligar para ele, para o Xi Jinping, para o [Narendra] Modi. Só não vou ligar para o [Vladimir] Putin, porque ele não pode viajar. Vou ligar para vários presidentes”, disse Lula.

“Se ele não vier, será porque não quer, mas não será por falta de delicadeza, charme e democracia”, afirmou Lula.

fonte

Verifique também

Presidência da República precisa diminuir o número de ministérios, afirma Tarcísio

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou na manhã desta segunda-feira, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *